O Sol da Meia Noite

Resumo sobre o fenômeno do Sol da Meia Noite.

A Terra e desigualdade do raio solar

Para entender o sol da meia noite é sugerido a leitura do artigo Movimento da Terra e a incidência desigual dos raios solares

Feito a leitura do artigo indicado, destaca-se o seguinte sobre a Terra e seus movimentos.

  • A Terra tem um formato desigual (achatamento do polo e alongamento do centro) e tem uma inclinação do eixo da Terra de 23º27”.
  • A Terra possui dois principais movimentos: o de rotação e de translação;
  • A rotação da Terra promove uma distribuição desigual da luz diariamente.
  • Durante a translação, o eixo da Terra em relação ao Sol se inclina para um lado e depois para o outro (isso acontece a cada seis meses).

Em resumo, a rotação, translação, inclinação da Terra e o formato em geoide provoca uma desigualdade nos raios solares. Cuja desigualdade, pode provocar fenômenos interessantes como o Sol da Meia Noite.

O “Sol da Meia Noite”

A distribuição da luz solar na Terra varia conforme o movimento em torno do sol, podendo atingir perpendicularmente a linha do Equador durante o equinócio ou perpendicularmente o Trópico de Câncer ou de Capricórnio durante o Solstício.

 Por causa da inclinação da Terra, a duração do dia e da noite possui uma variação, podendo ser o dia maior que a noite ou ao contrário.  

Durante o verão, quanto mais afastado uma região é da linha do Equador em direção aos polos, maior é a duração do dia e menor a duração da noite, tendo a ideia que o sol não se põe.  

No Hemisfério Norte, o “Sol da Meia Noite” pode ser observado nas regiões mais próximas ao círculo polar ártico, como Canadá, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Rússia e Suécia. No Hemisfério Sul, o fenômeno pode ser visto na Antártida.

Nesse momento é que ocorre o “Sol da Meia Noite” quando o sol não se põe nas regiões de alta latitude. Veja o vídeo abaixo do Sol da Meia Noite no Ártico

Durante o inverno nas regiões polares ocorre ao contrário. Nesse período há diminuição dos raios solares e o aumento da duração das noites.

No polo sul o fenômeno ocorre entre outubro e março, já no polo norte é entre abril e setembro. Nas altas latitudes, a duração do dia solar ou da noite pode durar 6 meses. Como no hemisfério norte possui mais massa continental nas altas latitudes do que no hemisfério sul, o fenômeno do Sol da Meia Noite é “percebido” mais no hemisfério norte.

O filme Insônia (2002), com Al Pacino e Robin Willians, é situado no fenômeno do sol da meia noite, destacando a dificuldade de pessoas não acostumadas a dormirem na região. 

Uma consideração sobre “O Sol da Meia Noite”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s