O surgimento do uso de fake news

O surgimento do uso de fake news

Primeiramente o fake news não é necessariamente uma novidade e esta já vem sendo usada desde o século XIX. Por exemplo, cita-se o caso de Alfred Dreyfus, um oficial judeu do Exército francês que foi acusado e condenado injustamente por espionagem em 1894 (fonte).

O termo fake news ganhou maior repercussão com Donald Trump durante as eleições norte-americanas em 2016. Na ocasião, o termo usado [erroneamente] por Trump tratava-se principalmente de notícias (maioria verdadeiras) ou críticas que desagravam ou difamavam o republicano. Portanto, na visão de Trump se uma notícia for contra o seu governo ela é ‘falsa’ e caso for favorável ao governo, então ela é verdadeira (fonte).

Naturalmente, com apogeu da globalização e a intensificação da internet e das redes sociais, o fake news tornou-se algo inevitável e muito comum no dia a dia. Por exemplo, a palavra fake news foi eleita como a palavra do ano em 2017 (fonte) e em 2016 a palavra eleita foi ‘pós-verdade’. O termo ‘pós-verdade’ se refere ao contexto atual que torna mais fácil a acreditar em uma notícia falsa, independente das fontes ou especialistas que a desmentem. A verdade, de fato, torna-se secundária.

Texto A_redação_penso logo existo
O contexto da ‘pós-verdade’ está relacionado com o aumento da fake news. Com a dispersão de notícias falsas, torno-se mais difícil em acreditar desinformações. Por exemplo, o movimento do Brexit e a disputa eleitoral norte-americana foram alvos de divulgação de fake news e nesses casos, as pessoas acreditavam apenas no que convinha. A Unicamp cobrou este tema (pós-verdade e fake news) na redação do vestibular de 2018.

As palavras eleitas em 2016 e 2017 destacam o aumento da quantidade de boatos e notícias falsas divulgadas pelas redes sociais e a necessidade de combate-las.

Próximo texto: O poder da fake news


Outros textos do “O poder da fake news na era da informação”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s