Simulador de estações do ano e de eclipse

Segue uma dica de um ótimo Simulador que ajuda a entender sobre o funcionamento das estações do ano e a diferença de distribuição solar no solstício e equinócio.

Sobre o simulador e as funções

Nesse simulador podemos ver a incidência do sol (sunlight angle), a translação da Terra e  como ocorre as estações do ano. Ainda, podemos ver a diferença da incidência solar na linha do Equador e nos polos, destacando como a incidência nos polos é menor.

Link atualizadoSimulador das estações do ano .Caso não consiga acessar o simulador, leia o tutorial.

Existe diversas formas para visualizar a simulação que permite.

A primeira é clicando e arrastando a tela principal para alterar a perspectiva, podendo até visualizar por cima dos polos.

simulador de estações do ano.jpg

A segunda forma é clicando e arrastando na latitude ou no boneco, no canto superior ao lado direito, para perceber a mudança da incidência solar em diferentes latitudes. Este

A terceira forma é clicando em start animation, na parte inferior ao lado direito.

slide5

A quarta forma é avançar pela linha do tempo para perceber a mudança durante o ano.

As estações do ano, equinócio e solstício

A translação e inclinação da Terra (23º27″) tem como principal consequência a distribuição desigual da distribuição da luz e calor na Terra. Esta distribuição desigual origina as estações do ano: equinócio de primavera e outono e solstício de verão e de inverno .

O equinócio ocorre quando os dias e as noites têm a mesma duração em toda a superfície terrestre. A causa é por que os raios solares atingem perpendicularmente a Linha do Equador, tendo uma igual distribuição da luz solar.

Slide1.JPG

Em 21 de março, quando inicia o equinócio, é Outono no Hemisfério Norte e Primavera no Hemisfério Sul. Já em 23 de setembro, é invertido, no Hemisfério Norte é Primavera e no Hemisfério Sul é Outono.

Já o solstício ocorre quando os dias e as noites têm a máxima diferença de duração, sendo num momento mais longo a duração da luz e em outro momento mais curto. Por essa diferença é que ocorre o verão (maior duração da luz) e o inverno (menor duração da luz).

Slide2.JPG

O solstício inicia em 21 de junho sendo inverno no Hemisfério Sul e verão no hemisfério Norte. Em 21 de dezembro, é verão no Hemisfério Sul e inverno no Hemisfério Sul.

 Projeto

Este simulador de estações do ano é do site da Astro Unl e faz parte do projeto “The Nebraska Astronomy Applet Project” (acesso o site aqui). O projeto tem outros simuladores muito interessantes.

 

2 comentários em “Simulador de estações do ano e de eclipse”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s