Memes


O Meme é um fenômeno típico da internet, e pode se apresentar como uma coleção de textos, imagens, comportamentos difundidos, desafios ou memórias compartilhadas. Embora, o Meme seja utilizado em sua maioria das vezes para humor, o meme também pode ser usado para fins didáticos.

Nesta página será compartilhada memes originais sobre assuntos didáticos. Clique na imagem para ver a explicação sobre o tema do meme.

View this post on Instagram

@geografianovestibular

A post shared by Geografia no Vestibular (@geografianovestibular) on

Meme – O EUA ameaça banir de vez a Huawei, empresa chinesa de telecomunicações, por supostamente permitir roubo de informações dos usuários

A Huawei havia lançado o anúncio de implantação do 5G. Contudo, 6 países já boicotam a empresa chinesa (EUA, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Japão e França). Possivelmente, a Alemanha também se insira nesse grupo de boicote. 
Lembrando, que Zuckerberg, dono do Facebook, também foi acusado de roubar informações com os demais aplicativos.

O meme foi adaptado de outros memes

#memesbrasil
#espionagem Meme –
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em junho de 1992 no Rio de Janeiro é apelidada de Rio-92 (Eco-92 ou Cúpula da Terra). É a conferência ambiental mais importante já realizada pela ONU.

A sua relevância maior é a criação do documento chamado de Agenda 21, contendo mais de 40 capítulos e 2 mil recomendações. Uma crítica feita à Agenda 21 é que o documento não obriga que os países signatários adotem as medidas propostas. A intenção do documento é recomendar suas ideias e propõe que que cada país desenvolva a sua própria agenda de compromissos, o que leva a uma flexibilidade do documento o que pode comprometer a defesa do desenvolvimento sustentável.

Passado 10 anos, é organizado o Rio+10 (em 2002 em Johannesburgo na África do Sul) e passado outros 10 anos, é realizado o Rio+20 (2012 no Rio de Janeiro), com a proposta de avaliar os andamentos da importantíssima Rio-92.

Ambas conferências representavam uma esperança para que os compromissos firmados em 1992 progredissem. Contudo, a esperança se transformou em frustração. Durante o Rio+10, o mundo estava abalado com o ataque às torres gêmeas e concentrado com a Guerra ao Terror de George Bush, que deu início as várias incursões militares do EUA no Oriente Médio. Já no Rio+20, as consequências da crise de 2008 no EUA e da crise do Euro em 2011, inviabilizaram qualquer interesse em promover a sustentabilidade econômica.

Já a Cúpula dos Povos é um evento que ocorreu paralelamente ao Rio+20, sendo que esse evento foi organizado por entidades da sociedade civil e movimentos sociais de vários países. Com 15 mil representantes da sociedade civil, vindos de várias partes do mundo, em especial das Américas, Europa e norte da África, a Cúpula dos Povos realizava as Assembleia Permanente dos Povos, onde eram realizadas atividades propostas por organizações ou movimentos sociais. 
A diferença entre a Cúpula e as conferências ambientais é a distância entre a teoria e a prática, em que o evento organizado pela sociedade civil a teoria é posta em prática, enquanto, o organizado pelas entidades supranacionais, a teoria e prática são distantes.

#geografía
#geografia
#memesbrasil
O Consenso de Washington foi um documento elaborado em 1989, que visava combater a inflação e propor um crescimento econômico para diminuir o impacto da década perdida de 1980, decorrentes das sucessivas crises do petróleo. 
O documento continha em sua base, uma cartilha, com regras rígidas a serem seguidas pelos países para inserir o neoliberalismo. Os órgãos supranacionais como o FMI e o Banco Mundial adotaram as medidas recomendas pela cartilha, gerando uma obrigatoriedade aos países desenvolvidos e subdesenvolvidos na aceitação das medidas pelo Consenso de Washington a medida em que esses países aderissem os empréstimos (do FMI) e investimentos (do Banco Mundial). Entre as medidas do neoliberalismo, destacam-se: a redução da participação e a forma do Estado, privatizações, disciplina fiscal, desregulamentação financeira, abertura ao mercado externo, modernização tecnológica e entre outros. 
No meme é ironizado o caso da Betina (e sua ‘fórmula secreta’) e a crítica ao Consenso de Washington que, se por um lado, combateu a inflação e gerou aumento no PIB dos países que aderiram a ideia, por outro lado, gerou um maior aumento na desigualdade social com as políticas de austeridade (corte de gastos na Educação, Saúde e Cultural) e entre outros fatores. 
A utilização do meme é para fins didáticos.
#memesbrasil #memesbrasileiros#geografia #geografiadobrasil#geografia🌎 #betina#consensodewashington#neoliberalismo #neoliberalismonão#austeridade #fmi #bancomundial#educação #ensinomedio #vestibular#vestibular2019
8 mulheres que constrbuíram com a produção do conhecimento científico
1. Marie Curie (vencedora do prêmio Nobel de física em 1903 e prêmio Nobel de química em 1911). 2. Iréne Joliot-Curie (vencedora do prêmio Nobel de química em 1935) 
3. Maria Goeppert-Mayer (vencedora do prêmio Nobel de física em 1963). 4. Gertrude Elion (vencedora do prêmio Nobel de fisiologia/medicina em 1988) –
5. Elinor Ostrom (vencedora do prêmio Nobel de economia 2018) –
6. Frances H. Arnold (vencedora do prêmio Nobel de química 2018)
7.Donna Strickland ( vencedora do prêmio Nobel de física em 2018). 8. Katie Bouman (principal cientista responsável pela foto do buraco negro) – 2019 
Santa goiabeira, foi difícil escolher apenas 8 mulheres cientistas.

#mulherescientistas 
#ciência #katiebouman #geografia#vestibulando #cientista #ciências#cienciashumanas #química #física#nobel#ciêncianãoégastoéinvestimento

Site destinado para auxiliar os estudantes e professores na preparação para o Vestibular e Enem na matéria de geografia, quanto a divulgação de resumos e temas da geografia e a resolução de exercícios de vestibulares.

%d blogueiros gostam disto: