Por que é errado o “dia do índio”?

O dia 19 de abril é comumente comemorado como o “Dia do Índio”. Entretanto, essa data carrega estereótipos que relativiza a cultura indígena. Leia a matéria e entenda por uma vez a problemática.

A origem do erro

Muitos se referem aos descendentes dos primeiros habitantes do Brasil como índio. Contudo, a origem da palavra vem de um grande equívoco. O navegador Cristóvão Colombo sem saber que desembarcava na América (e acreditando ter chegado às Índias), chamava os nativos de índios (isso é, de habitantes das Índias).

Mesmo que hoje tenha se esclarecido o equívoco de Colombo, o nome “índio” foi mantido na sociedade. O problema é que o nome “índio” generaliza um povo que possui diferentes etnias, o que relativiza a sua cultura. Da mesma forma, o “dia do índio” também faz essa generalização.

Para se ter uma ideia de que os indígenas não são homogêneos, o Censo de 2010 do IBGE registrou 305 grupos étnicos indígenas, de um total de 896 mil indígenas. A variedade de línguas, afinidade e culturas demonstra a diversidade dos povos nativos e que não podemos tratá-los com um único grupo.

E afinal, qual é o termo correto?

Quando nos referimos aos descendentes dos primeiros habitantes do Brasil, o correto é chamá-los de indígenas.

A palavra indígena ganhou o significado “de um determinado país, região ou lugar; nacional”. Em outras palavras, chamar os nativos de indígenas significa reconhecer que são descendentes dos primeiros humanos na América do Sul.

É “Dia do índio” ou “Dia dos povos indígenas”?

Como vimos, o termo índio é equivocado e o mais correto é indígena. Mas como devemos chamar o dia 19 de abril? Como existem vários povos indígenas, o correto é chamar o dia 19 de abril de “Dia dos povos indígenas”.

Sonia Guajajara publicou um vídeo na sua rede social que reforça a explicação desse post, abordando também que o dia 19 de abril não é uma data para comemorar algo, mas para resistir.

Leia também

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s