Questões de Geografia no enem 2020

Exercícios

46) (Enem 2020) Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial, o Brasil tem reiterado seu objetivo de desenvolver com a China uma relação comercial menos assimétrica. Os números revelam com clareza a assimetria. As exportações brasileiras de produtos básicos, especialmente soja, minério de ferro e petróleo, compõem, dependendo do ano, algo entre 75% e 80% da pauta, ao passo que as importações brasileiras consistem, aproximadamente, em 95% de produtos industrializados chineses, que vão desde os mais variados bens de consumo até máquinas e equipamentos de alto valor.

LEÃO, V. C. Prefácio. In: CINTRA, M. A. M.; SILVA FILHO, E. B.; PINTO, E. C. (Org.).China em transformação: dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento.Rio de Janeiro: Ipea, 2015.

Uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir a assimetria na balança comercial brasileira, conforme exposto no texto, é o(a)

A) expansão do setor extrativista.

B) incremento da atividade agrícola.

C) diversificação da matriz energética.

D) fortalecimento da pesquisa científica.

 E)  monitoramento do fluxo alfandegário.

47) (Enem 2020) As estatísticas mais recentes do Brasil rural revelam um paradoxo que interessa a toda sociedade: o emprego de natureza agrícola definha em praticamente todo o país, mas a população residente no campo voltou a crescer; ou pelo menos parou de cair. Esses sinais trocados sugerem que a dinâmica agrícola, embora fundamental, já não determina sozinha os rumos da demografia no campo. Esse novo cenário é explicado em parte pelo incremento do emprego não agrícola no campo. Ao mesmo tempo, aumentou a massa de desempregados, inativos e aposentados que mantêm residência rural.

SILVA, J. G. Velhos e novos mitos do rural brasileiro. Estudos Avançados, n. 43, dez. 2001.

Sobre o espaço brasileiro, o texto apresenta argumentos que refletem a

A) heterogeneidade do modo de vida agrário.

B) redução do fluxo populacional nas cidades.

C) correlação entre força de trabalho e migração sazonal.

D) indissociabilidade entre local de moradia e acesso à renda.

E) desregulamentação das propriedades nas zonas de fronteira.

48) (Enem 2020) Nas últimas décadas, uma acentuada feminização no mundo do trabalho vem ocorrendo. Se a participação masculina pouco cresceu no período pós-1970, a intensificação da inserção das mulheres foi o traço marcante. Entretanto, essa presença feminina se dá mais no espaço dos empregos precários, onde a exploração, em grande medida, se encontra mais acentuada.

NOGUEIRA, C. M. As trabalhadoras do telemarketing: uma nova divisão sexual do trabalho? In: ANTUNES, R. et al. Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009.

A transformação descrita no texto tem sido insuficiente para o estabelecimento de uma condição de igualdade de oportunidade em virtude da(s)

A) estagnação de direitos adquiridos e do anacronismo da legislação vigente.

b) manutenção do status quo gerencial e dos padrõesde socialização familiar

C) desestruturação  da herança patriarcal e das mudanças do perfil ocupacional.

D) disputas na composição sindical e da presença na esfera político-partidária.

E) exigências de aperfeiçoamento profissional e de habilidades na competência diretiva.

49) (Enem 2020) A propriedade compreende, em seu conteúdo e alcance, além do tradicional direito de uso, gozo e disposição por parte de seu titular, a obrigatoriedade do atendimento de sua função social, cuja definição é inseparável do requisito obrigatório do uso racional da propriedade e dos recursos ambientais que lhe são integrantes. O proprietário, como membro integrante da comunidade, se sujeita a obrigações crescentes que, ultrapassando os limites do direito de vizinhança, no âmbito do direito privado, abrangem o campo dos direitos da coletividade, visando o bem-estar geral, no âmbito do direito público.

JELINEK, R. O princípio da função social da propriedade e sua repercussão sobre o sistema do Código Civil. Disponível em: www.mp.rs.gov.br. Acesso em: 20 fev. 2013.

Os movimentos em prol da reforma  agrária,  que atuam com base no conceito de direito à propriedade apresentado no texto, propõem-se a

A) reverter o processo de privatização fundiária.

b) ressaltar a inviabilidade da produção latifundiária.

C) defender a desapropriação dos espaços improdutivos.

d) impedir a produção exportadora nas terras agricultáveis.

E) coibir o funcionamento de empresas agroindustriais no campo.

50) (Enem 2020) A expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas no Brasil foram marcadas pela produção industrial e pela consolidação das metrópoles como locais de seu desenvolvimento. Na segunda metade do século XX, as metrópoles brasileiras estenderam-se por áreas de ocupação contínua, configurando densas regiões urbanizadas.

MOURA, R. Arranjos urbano-regionais no Brasil: especificidades e reprodução de padrões. Disponível em: www.ub.edu. Acesso em: 11 fev. 2015.

O resultado do processo geográfico descrito foi o(a)

A) valorização da escala local.

B) crescimento das áreas periféricas.

C) densificação do transporte ferroviário.

D) predomínio do planejamento estadual.

E) inibição de consórcios intermunicipais.

51) (Enem 2020)

ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste. São Paulo: Brasiliense, 1963.

A dinâmica produtiva apresentada na imagem tem como estratégia central a

A)  separação pelo tipo de solo.

B) exportação da colheita sazonal.

C) priorização da tecnologia moderna.

D) adequação pelo tempo da natureza.

E) intensificação da atividade pecuária.

53) (Enem 2020)Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver: deve ter sido mais de seis mil quilômetros, por aí…” (como se vê, Alice tinha aprendido uma porção de coisas desse tipo na escola, e embora essa não fosse uma oportunidade lá muito boa de demonstrar conhecimentos, já que não havia ninguém por perto para escutá-la, em todo caso era bom praticar um pouco) “… sim, deve ser mais ou menos essa a distância… mas então qual seria a latitude ou longitude em que estou?” (Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude ou longitude, mas achou que eram palavras muito imponentes).

CARROLL, L. Aventuras de Alice: no País das Maravilhas, Através do espelho e outros textos. São Paulo: Summus, 1980.

O texto descreve uma confusão da personagem em relação

A) ao tipo de projeção cartográfica.

B) aos contornos dos fusos horários.

C) à localização do norte magnético.

D) aos referenciais de posição relativa.

E) às distorções das formas continentais.

56) (Enem 2020) A demanda mundial para a produção de alimentos aumenta progressivamente a taxas muito altas. Atualmente, na maioria dos países, continentes e regiões, a água consumida na agricultura é de cerca de 70% da disponibilidade total.

TUNDISI, J. G. Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções.Estudos Avançados, n. 63, 2008 (adaptado).

Para que haja a redução da pressão sobre o recurso natural mencionado, a expansão da agricultura demanda melhorias no(a)

A) fertilização química do solo.

B) escoamento hídrico do terreno.

C) Manutenção de poços artesianos.

D) eficiência das técnicas de irrigação.

E)  velocidade das máquinas colheitadeiras.

57) (Enem 2020) No caso do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a ênfase está posta no traçado de uma estratégia geral de desarticulação, não só dos inimigos reais como dos potenciais, inserida na concepção preventiva que supõe que a mínima dissidência é um sinal de perigo e de guerra futura. Deve-se ter capacidade para responder a uma guerra convencional tanto quanto para enfrentar um inimigo difuso, atentando simultaneamente para todas as áreas geográficas do planeta. Trata-se, sem dúvida, da estratégia com pretensões mais abrangentes que se desenvolveu até agora.

CECEÑA, A. E. Hegemonias e emancipações no século XXI.Buenos Aires: Clacso, 2005 (adaptado).

Tomando o texto como parâmetro, qual tendência contemporânea impulsiona a formulação de estratégias mais abrangentes por parte do Estado americano?

A) Erradicação dos conflitos em territórios.

B) Propagação de organizações em redes.

C) Eliminação das diferenças regionais.

D) Ampliação de modelo democrático.

E) Projeção da diplomacia mundial.

58) (Enem 2020) O planejamento deixou de controlar o crescimento urbano e passou a encorajá-lo por todos os meios possíveis e imagináveis. Cidades, a nova mensagem soou em alto e bom som, eram máquinas de produzir riquezas; o primeiro e principal objetivo do planejamento devia ser o de azeitar a máquina.

HALL, P. Cidades do amanhã: uma história intelectual do planejamento e do projeto urbanos no século XX. São Paulo: Perspectiva, 2016 (adaptado).

O modelo de planejamento urbano problematizado no texto é marcado pelo(a)

A) primazia da gestão popular.

B) uso de práticas sustentáveis.

C) construção do bem-estar social.

D) soberania do poder governamental.

E) ampliação da participação empresarial.

59) (Enem 2020) Escudos antigos ou maciços cristalinos são blocos imensos de  rochas  antigas.  Estes  escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático- plutônicas), formadas  em  eras  pré-cambrianas,  ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do Paleozoico. São resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas. Correspondem a 36% da área territorial e dividem-se em duas grandes porções: o Escudo das Guianas (norte da Planície Amazônica) e o Escudo Brasileiro (porção centro-oriental brasileira).

Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 25 jun. 2015.

As estruturas geológicas indicadas no texto são importantes economicamente para o Brasil por concentrarem

A) fontes de águas termais.

B) afloramentos de sal-gema.

C) jazidas de minerais metálicos.

D) depósitos de calcário agrícola.

E) reservas de combustível fóssil.

61) (Enem 2020) A Divisão Internacional do   Trabalho   significa que  alguns   países   se   especializam   em   ganhar e  outros,  em  perder.  Nossa  comarca  no  mundo, que hoje chamamos América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os   remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções.

GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

Escrito na década de 1970, o texto considera a participação da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho marcada pela   

A) produção inovadora de padrões de tecnologia.

B) superação paulatina do caráter agroexportador.

C) apropriação imperialista dos recursos territoriais.

D) valorização econômica dos saberes tradicionais.

E) dependência externa do suprimento de alimentos

64) (Enem 2020) É difícil imaginar que nos anos 1990,  num  país com setores da população na pobreza absoluta e sem uma rede de benefícios sociais em que se apoiar, um governo possa abandonar o papel de promotor de programas de geração de emprego, de assistência social, de desenvolvimento da infraestrutura e de promoção de regiões excluídas,  na  expectativa  de que o mercado venha algum dia a dar uma resposta adequada a tudo isso.

SORJ, B. A nova sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000 (adaptado).

Nesse contexto, a criticada postura dos governos frente à situação social do país coincidiu com a priorização de que medidas?

A)   Expansão dos investimentos nas empresas públicas e nos bancos estatais.

B) Democratização do crédito habitacional e da aquisição de moradias populares.

C) Enxugamento da carga fiscal individual e da contribuição tributária empresarial.

D) Reformulação do acesso ao ensino superior e do financiamento científico nacional.

E) Reforma das políticas macroeconômicas e dos mecanismos de controle inflacionário.

65) (Enem 2020)

O conjunto representado pelo agronegócio demanda condições específicas que passam a ser exigidas dos territórios. Como há uma elevação da formação de fluxos, materiais e imateriais, a crescente articulação com as escalas que vão do local ao global terminam por pressionar o Estado a agir visando uma instalação no território de fixos diversos, bem como de uma regulação específica.

LIMA, R. C.; PENNA, N. A. A logística de transportes do agronegócio em Mato Grosso (Brasil). Confins, n. 26, fev. 2016.

O mapa e o texto se complementam indicando que a expansão das rodovias se deu como resposta ao(à)

A) alteração da matriz econômica.

B) substituição do modal hidroviário.

C) retração do contingente demográfico.

D)  projeção do escoamento produtivo.

E) estagnação de lavouras policultoras.

67)(Enem 2020)

Disponível em: https://noticias.uol.com.br. Acesso em: 13 jun. 2018 (adaptado).

Os aspectos físicos apresentados originam-se da atuação da força natural de

A) colisão de placas tectônicas.

B) rifteamento da crosta terrestre.

C) subducção da plataforma oceânica.

D)  formação de cadeias montanhosas.

E) metamorfismo de bordas continentais.

75) (Enem 2020) Afirmar que a cartografia da época moderna integrou o processo de invenção da América por parte dos europeus significa que os conhecimentos dos ameríndios sobre o território foram ignorados pela cartografia europeia ou que eles foram privados de sua representação territorial e da autoridade que seus conhecimentos tinham sobre o espaço.

OLIVEIRA, T. K. Desconstruindo mapas, revelando espacializações: reflexões sobre o uso da cartografia em estudos sobre o Brasil colonial. Revista Brasileira de História, n. 68, 2014 (adaptado).

Na análise contida no texto, a representação cartográfica da América foi marcada por  

A) asserção da cultura dos nativos.

B) avanço dos estudos do ambiente.

C) afirmação das formas de dominação.

D)  exatidão da demarcação das regiões.

E) aprimoramento do conceito de fronteira.

78) (Enem 2020) O toyotismo, a partir dos anos 1970, teve grande impacto no mundo ocidental, quando se mostrou para os países avançados como uma opção possível para a superação de uma crise de acumulação.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009 (adaptado).

A característica organizacional do modelo em questão, requerida no contexto de crise, foi o(a)

A) expansão dos grandes estoques.

B) incremento da fabricação em massa.

C) adequação da produção à demanda.

D) aumento da mecanização do trabalho.

E) centralização das etapas de planejamento.

79) (Enem 2020) O fenômeno histórico conhecido como “tráfico de coolies” esteve associado diretamente ao período que vai do final da década de 1840 até o ano de 1874, quando milhares de chineses foram encaminhados principalmente para Cuba e Peru e muitos abusos no recrutamento de mão de obra foram identificados. O tráfico de coolies ou, em outros termos, o transporte por meios coativos de mão de obra de um lugar para outro, foi comparado ao tráfico africano de escravos por muitos periodistas e analistas do século XIX.

SANTOS, M. A. Migrações e trabalho sob contrato no século XIX. História, n. 12, 2017.

A comparação mencionada no texto foi possível em razão da seguinte característica:

A) Oferta de contrato formal.

B) Origem étnica dos grupos de trabalhadores.

C)  Conhecimento das tarefas desenvolvidas.

D) Controle opressivo das vidas dos indivíduos.

E) Investimento requerido dos empregadores.

80) (Enem 2020) Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses da floresta passaram da invisibilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com participação popular.

ALMEIDA, M. W. B. Direitos à floresta e ambientalismo: seringueiros e suas lutas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 55, 2004.

De acordo com o texto, a visibilidade dos seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre

A) crescimento econômico e migração de trabalhadores.

B) produção de borracha e escassez de recursos naturais.

C) reivindicação de terra e preservação de mata nativa.

D) incentivo governamental e conservação de territórios.

E) modernização de plantio e comércio de látex.

82) (Enem 2020) As cidades de Puebla, no México, e Legazpi, nas Filipinas, não têm quase nada em comum. Estão muito longe uma da outra e são habitadas por povos muito diferentes. O que as une é um trágico detalhe de sua geografia. Elas foram erguidas na vizinhança de alguns dos vulcões mais perigosos do mundo: o mexicano Popocatepétl e o filipino Mayon. Seus habitantes precisam estar prontos para correr a qualquer hora. Eles fazem parte dos 550 milhões de indivíduos que moram em zonas de risco vulcânico no mundo. Ao contrário do que seria sensato, continuam ali, indiferentes ao perigo que os espreita.

ANGELO, C. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 24 out. 2015 (adaptado).

A característica física que justifica a fixação do homem nos locais apresentados no texto é a ocorrência de

A) solo fértil.

B) encosta íngreme.

C) vegetação diversificada.

D) drenagem eficiente.

E) clima ameno.

84) (Enem 2020) A colisão entre uma placa continental e uma oceânica provocará a subducção desta última sob a placa continental, que, a exemplo dos arcos e ilhas, produzirá um arco magmático na borda do continente, composto por rochas vulcânicas acompanhado de deformações e metamorfismo tanto de rochas preexistentes como de parte das rochas formadas no processo.

TEIXEIRA, W. et al. (Org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.

Qual feição fisiográfica é gerada pelo processo tectônico apresentado?

A) Planícies abissais.

B) Planaltos cristalinos.

C) Depressões absolutas.

D) Bacias sedimentares.

E) Dobramentos modernos.

88) (Enem 2020)

TEXTO I

Rio Tietê, São Paulo (SP). Foto: Delfim Martins/Pulsar.

TEXTO II

O Rio Tietê está morto.  Ao  menos  uma  parte dele: 137 quilômetros, para ser mais preciso. Uma pesquisa da Fundação SOS Mata  Atlântica  mostra que, em 2016, o trecho  do  rio  com  qualidade  de água  classificada  como  ruim  ou  péssima  começa em Itaquaquecetuba, passa por toda a Região Metropolitana de São  Paulo  e  chega  até  Cabreúva, já no interior de São Paulo. Nesse trecho, a água não tem oxigênio suficiente para abrigar vida.

Disponível em: http://epoca.globo.com. Acesso em: 7 dez. 2017 (adaptado).

Considerando a análise dos textos, a condição atual desse rio tem como origem a

A) valorização do sítio urbano.

B) extinção da vegetação nativa.

C) recepção de densa carga de dejetos.

D) captação desordenada do regime pluvial.

E) expansão do uso de defensivos químicos.

90) (Enem 2020)

TEXTO I

O aumento de casos suspeitos de febre amarela em Minas pode estar relacionado à tragédia de Mariana, em 2015, segundo a bióloga da Fiocruz Márcia Chame. A hipótese tem como ponto de partida a localização das cidades mineiras que identificaram até o momento casos de pacientes com sintomas da doença. Grande parte está na região próxima do Rio Doce, afetado pelo rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015.

FORMENTI, L. Para bióloga, surto de febre amarela pode ter relação com tragédia de Mariana. O Estado de São Paulo, 14 jan. 2017.

TEXTO II

Por outro lado, Servio Ribeiro considera remota a possibilidade de influência da tragédia de Mariana (MG) neste surto de febre amarela em Minas Gerais. “A febre amarela é uma doença de interior de floresta. O mosquito que a transmite põe ovos em cavidades de árvores e em bromélias. É um mosquito da estrutura da floresta. Ele não se relaciona muito com grandes corpos-d’água e com rios. As cidades afetadas pela doença estão em uma região onde os rejeitos não chegaram com força para derrubar a floresta”, diz o biólogo.

RODRIGUES, L. Especialistas investigam relação entre febre amarela e degradação ambiental. Agência Brasil, 25 jan. 2017.

Sobre a tragédia de Mariana, os textos apresentam divergência quanto ao(à)

A) poluição dos rios locais.

B) identificação da área afetada.

C) destruição da vegetação nativa.

D) aparecimento de enfermidade endêmica.

E) surgimento de comunidades desabrigadas.

Gabarito

46) D.

A balança comercial se refere à diferença entre a quantidade de produtos exportados e importados na relação entre os dois países. Para o Brasil reduzir a necessidade de compra e aumentar a venda, obtendo melhores resultados na balança comercial é preciso investimento interno no setor de educação para produzir e desenvolver novas tecnologias.

47) A

A mecanização e a modernização no campo brasileiro provocaram nas últimas décadas intenso êxodo rural, representando importante fator que colaborou com o crescimento da população urbana no País. A redução da oferta de trabalho em atividades agropecuárias tem levado ao crescimento de outras atividades, como o turismo rural, o ecoturismo, a agroindústria e o extrativismo, o que torna atualmente o modo de vida no campo mais heterogêneo.

48) B.

Nos moldes tradicionais, ainda muito presentes, a mulher e o seu papel na sociedade moderna, apesar das muitas conquistas políticas, continua desvalorizada, com restrita expressão social. Esse desvalor é reproduzido no mercado de trabalho, sobretudo, com as evidentes diferenças salariais entre homens e mulheres.  

49) C.

A reforma agrária compreende a reorganização da estrutura fundiária, a partir da redistribuição das terras agrícolas consideradas improdutivas, de modo que possam realizar sua função social, fazendo diminuir a concentração fundiária e a injustiça social. Não se trata de reverter o processo de privatização das terras, mas sim de desapropriar espaços agrários improdutivos e dividi-los para posterior assentamento, possibilitando o acesso de trabalhadores rurais sem terra.

50) B.

O crescimento das cidades brasileiras, a partir de meados do século XX, provocou a metropolização dos grandes espaços urbanos. Porém, a urbanização do Brasil foi marcada pela segregação socioespacial que levou à expansão das cidades para as áreas periféricas.

51) D.

O diagrama, que mostra o uso do solo, com pastoreio, cultura de algodão e cereais no Agreste, evidencia que no mesmo solo, as diversas culturas executadas ao longo do ano adequam-se às situações impostas pela natureza (clima, ambiente etc.). Não há predomínio de uma única atividade e a região do Agreste não se caracteriza pelas exportações.

53) D.

A imprecisão contada no texto indica que a personagem não tem a noção exata de sua distância e de sua profundidade do interior do planeta. Isso é possível examinar quando mostra as dificuldades de identificar a localização e a distância relativa do percurso realizado no excerto apresentado. No texto, não há menção confusa quanto à projeção cartográfica de algum mapeamento elaborado; dificuldade de compreensão das horas no deslocamento; não identificação do norte magnético; e das disformidades provocadas nas formas continentais geológicas ou cartográficas.

56) D.

Para que haja a redução da pressão sobre a água, a expansão da agricultura demanda melhorias na eficiência das técnicas de irrigação. O uso eficiente pode ser alcançado atuando-se na estrutura de irrigação então existente, em sistemas de irrigação e gestão do uso de água, nos métodos de manejo da irrigação e nas técnicas que permitem aumento da eficiência do uso da água.

57) B

A tendência contemporânea que impulsiona a formulação de estratégias estadunidenses mais abrangentes, num contexto no qual não existem apenas inimigos reais, mas potenciais, e a propagação de organizações em redes, podem assegurar maior controle do espaço global, e manter a disseminação de suas ideias e valores, além de consolidar um ambiente sobre o qual Washington é um grande protagonista.

58) E.

A cidade apresenta, entre outras características, elevada concentração de infraestruturas e serviços voltados ao atendimento de interesses sociais e econômicos. O planejamento, considerado como um instrumento que busca organizar a produção, a estruturação e a apropriação do espaço urbano, tem por objetivo desenvolver programas e serviços que visam a melhorar a qualidade de vida da população. Para atender as demandas de natureza econômica, o atual modelo de planejamento urbano tem sido marcado pela ampliação da participação empresarial, de modo beneficiar predominantemente os interesses voltados à reprodução do capital, sobrepondo-se em grande parte às medidas que visam atender as necessidades sociais.

59) C.

As concentrações de minerais metálicos ocorrem em rochas metamórficas em função das pressões e mudanças de temperatura e do próprio decaimento atômico. Essas rochas metamórficas, que correspondem a 4% do total de 36% de rochas cristalinas, surgem em vários pontos do território brasileiro, em estados como Minas Gerais (no Quadrilátero Ferrífero) e Pará (na Serra dos Carajás), por exemplo.

61) C.

O texto atenta que a inserção periférica da América Latina na DIT, Divisão Internacional do Trabalho, foi marcada pela espoliação de seus recursos territoriais – minérios, recursos hídricos, energéticos e vegetais, solos etc. – pelas potências coloniais, a favor de suas necessidades imperiais e em desfavor, em prejuízo, da população latino-americana.

64) E.

Durante a década de 1990, o governo brasileiro realizou importantes reformas macroeconômicas, especialmente relacionadas ao controle inflacionário, bem como medidas voltadas ao combate ao déficit público. Tais medidas foram priorizadas pelo governo e se faziam necessárias para conter a crise econômica vivida pelo Brasil ao longo da década de 1980. Tratase ainda de um período caracterizado pela adoção de medidas econômicas desestatizantes, resultando na diminuição da participação do Estado na promoção de políticas sociais, e pela privatização de empresas públicas e bancos estatais.

65) D.

O mapa e o texto se complementam indicando que a expansão das rodovias se deu como resposta à projeção do escoamento produtivo do agronegócio, com destaque para o Centro-Oeste, com uma maior formação de fluxos e a crescente articulação com as escalas local e global.

67) B.

O processo de rifteamento ocorre como consequência da movimentação intraplaca, com a separação de formações rochosas de elevada densidade. Esse fenômeno se apresenta de forma relativamente alinhada com a configuração tectônica e pode ter como repercussão a formação de lagos e fossas tectônicas.

75) C.

A técnica cartográfica se expressa de diversas formas, como a orientação por acidentes geográficos e o posicionamento astronômico, o que era consideravelmente desenvolvido pelas sociedades ameríndias. A chegada de europeus ao território americano, com suas novas técnicas cartográficas, não representa a superação daquelas desenvolvidas de forma pretérita, mas uma forma de dominação sobre as sociedades até então fixadas sobre aquele espaço.

78) C.

O toyotismo ficou conhecido a partir da década de 1970 e tem como uma de suas características a produção baseada na demanda, minimizando assim os custos de produção das empresas com a eliminação ou diminuição ao máximo dos estoques.

79) D.

Os coolies foram trabalhadores braçais asiáticos trazidos para diversas partes da América ao longo do século XIX. Embora juridicamente não fossem propriedade de seus empregadores, há diversos relatos de maus-tratos e impedimentos a suas liberdades individuais, além de, como refere o texto, abusos no aliciamento dos trabalhadores.

80) C.

Esta questão refere-se à visibilidade dos seringueiros a partir da década de 1980. Segundo o texto da questão, no início da década de 1970, eles eram invisíveis no cenário nacional, ou seja, não tinham representatividade.

Na década seguinte, começam a se articular num movimento agrário de camponeses cujo modo de vida se opunha à devastação da floresta por madeireiros. No caso dos seringueiros, a luta pela terra significava também a preservação da floresta, pois eles dependiam da seringueira, árvore nativa, e a extração do látex não requer a derrubada da planta.

Ao contrário, o modo de vida dos seringueiros significava a preservação da floresta. Assim, na década de 1980, quando a questão ambiental estava em voga no mundo e quando surge o conceito de desenvolvimento sustentável, com a elaboração do Relatório Brundtland, a luta dos seringueiros por terra, mantendo a floresta, e o assassinato de Chico Mendes em 1988, fizeram com que ganhassem visibilidade no cenário nacional e internacional.

Os seringueiros viraram um símbolo da conservação da floresta, e passam mais tarde a se juntar à luta por território de povos tradicionais em direção a um desenvolvimento sustentável. Na década de 1990, surge na legislação uma nova forma de Unidade de Conservação, as RESEX (Reservas Extrativistas de Uso Sustentável), que ajudavam a conservar a floresta e a manter o modo de vida dos seringueiros.

82) A.

Os solos próximos a vulcões são muitos férteis por possuírem substâncias como potássio, sódio e enxofre, que são trazidas para a superfície terrestre e servem de adubo para o cultivo, sendo assim um atrativo para a ocupação humana. Nessas áreas, o relevo é modificado, tornando o terreno mais íngreme e, consequentemente, dificultando sua ocupação. Além disso, a vegetação é dizimada pela lava que é expelida e a drenagem acaba sendo limitada pela declividade do terreno.

84) E.

O movimento convergente de placas litosféricas origina os chamados dobramentos modernos, a exemplo da Cordilheira dos Andes. Nesse caso, a placa oceânica, que é mais densa, mergulha sob a continental e entra em processo de fusão, dando origem ao vulcanismo e, consequentemente, à cadeia montanhosa. Por outro lado, planícies abissais são formadas pela divergência das placas tectônicas, enquanto bacias sedimentares e depressões absolutas são áreas rebaixadas. Já os planaltos cristalinos são marcados por sua origem antiga, apresentando assim menores altitudes.

88) C.

A Região Metropolitana de São Paulo esvazia boa parte de seus efluentes, com baixo índice de tratamento, diretamente no Rio Tietê. Essa carga de dejetos é originada pela área urbana e, dado seu grande volume, apresenta dificuldades em se diluir nas águas do rio. Poluição com defensivos químicos ocorre mais intensamente em áreas rurais, o que não é o caso da região metropolitana, e fatos como a extinção da vegetação nativa e captação de águas pluviais não têm relação direta com a poluição causada por dejetos.

90) D.

As opiniões apresentadas nos textos – aparentemente – sugerem uma divergência no entendimento acerca de uma endemia – a febre amarela – na região afetada pela tragédia de Mariana. Sabe-se que uma doença endêmica vítima uma população de espaço geográfico específico; no caso da febre amarela, trata-se de doença infecciosa, causada por um arbovírus – vírus transmitidos por mosquitos – que são característicos de áreas de florestas e matas tropicais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s