Os dois 11 de setembro

Veja tudo o que você precisa saber sobre os dois 11 de setembro. E faça o download do nosso material disponível em pdf.

Os dois “11 de setembro” (1973/2001)

Ambos foram atentados que mudaram a história nacional de seu país e que trouxeram consequências a nível mundial.

View this post on Instagram

Os dois “11 de setembro” (1973/2001) Ambos foram atentados que mudaram a história nacional de seu país e que trouxeram consequências a nível mundial. O primeiro, ocorrido em 1973, provocou a morte do presidente Salvador Allende, acusado de “implantar o comunismo”, cujo atentado foi organizado por um conluio do EUA, da elite chilena e do setor militar comandado por Augusto Pinochet (que tinha proximidade com Allende). Sua principal consequência foi a ditadura Pinochet (a mais temida da América Latina) e a utilização do novo governo de Santiago como vitrine econômica com a inserção da política econômica do neoliberalismo. Já o segundo atentado ocorreu em 2001, quando dois aviões colidiram contra o WTC, símbolo econômico do EUA. Além do prédio comercial, havia dois outros aviões sendo que um atingiu o Pentágono e o outro foi destroçado ao atingir o solo na Pensilvânia (e que o possível alvo fosse o Capitólio (casa legislativa) ou até a Casa Branca. A principal consequência do atentado de 2001 foi a postura unilateral do EUA em declarar guerra ao terror aos países do “eixo do mal” que promoveu diversas incursões militares (muitas que continuam até hoje) para controlar a política, a economia e os recursos minerais da região do Oriente Médio #geopolitica #geography #geografia #politica #historia #allende #guerrafria #eua

A post shared by Geografia no Vestibular (@geografianovestibular) on

O primeiro, ocorrido em 1973, provocou a morte do presidente Salvador Allende, acusado de “implantar o comunismo”, cujo atentado foi organizado por um conluio do EUA, da elite chilena e do setor militar comandado por Augusto Pinochet (que tinha proximidade com Allende). Sua principal consequência foi a ditadura Pinochet (a mais temida da América Latina) e a utilização do novo governo de Santiago como vitrine econômica com a inserção da política econômica do neoliberalismo.

Já o segundo atentado ocorreu em 2001, quando dois aviões colidiram contra o WTC, símbolo econômico do EUA. Além do prédio comercial, havia dois outros aviões sendo que um atingiu o Pentágono e o outro foi destroçado ao atingir o solo na Pensilvânia (e que o possível alvo fosse o Capitólio (casa legislativa) ou até a Casa Branca.
A principal consequência do atentado de 2001 foi a postura unilateral do EUA em declarar guerra ao terror aos países do “eixo do mal” que promoveu diversas incursões militares (muitas que continuam até hoje) para controlar a política, a economia e os recursos minerais da região do Oriente Médio.

Veja vídeo sobre o 11 de setembro de 2001

Faça o download do nosso material em pdf

Indicamos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s