6 Questões de geografia na segunda fase da Fuvest 2020

6 QUESTÕES ESPECÍFICAS DA FUVEST 2020

1. (FUVEST 2020) A minissérie de TV com cartaz ao lado é uma ficção que remete à história de um dos piores desastres nucleares que ocorreram no século XX: a explosão na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia sob domínio soviético, em 26 de abril de 1986.  Em razão de problemas operacionais e de projeto, um dos reatores da usina lançou uma nuvem na atmosfera, atingindo outras partes da então União Soviética e regiões da Europa Ocidental.     Apesar de relevante, Chernobyl corria o risco de desaparecer na névoa do passado da Guerra Fria, ao mesmo tempo em que novas gerações cresciam com seus próprios traumas. Para os ucranianos, é conflito sempre presente com a Rússia.

Disponível em https://exame.abril.com.br/mundo/.   

a)  Aponte a causa dos impactos na saúde humana sugerida no cartaz. 

b)  Cite e explique um aspecto positivo do uso da energia nuclear. 

c)   Qual a relação entre o desenvolvimento da tecnologia nuclear e o contexto da Guerra Fria?

Resposta

a) O cartaz destacado na questão apresenta uma pessoa com trajes que a protegem da cabeça aos pés e usando um aparelho que supostamente é utilizado no processo de limpeza de determinado local. Associado com a palavra “Chernobyl”, pode-se relacionar essa preocupação com o vazamento de material radioativo, ocorrido a partir do acidente nuclear nessa localidade em meados da década de 1980. A exposição a altos índices de radioatividade causa impactos na saúde humana como o desenvolvimento de vários tipos de câncer (especialmente o de tireoide), leucemia, problemas de circulação e catarata.

b) Um dos aspectos positivos do uso da energia nuclear é que as usinas que a geram não produzem gases do efeito estufa. Assim, não contribuem no processo de aquecimento global causado, sobretudo, pela queima de combustíveis fósseis e emissão de gases como o dióxido de carbono. Além disso, a geração de energia nuclear exige uma pequena área para a construção da usina. Outro fator positivo é a grande disponibilidade de matéria-prima em escala planetária e a não dependência de fatores naturais favoráveis (ventos e chuvas, por exemplo) para gerar energia.

c) Durante a Guerra Fria (1945-1989) as disputas entre as superpotências, Estados Unidos e União Soviética, desembocaram numa corrida armamentista fundamentada na produção de artefatos bélicos nucleares. Esse processo beligerante favoreceu o desenvolvimento da tecnologia nuclear em vários segmentos, como o da energia elétrica e o de equipamentos medicinais, por exemplo.  

2. (FUVEST 2020) Introduzido nos anos 1990, o fator previdenciário vinculou o acesso à aposentadoria ao envelhecimento da população, visando à sustentabilidade financeira da previdência. Assim, cada aumento da expectativa de vida implica em aumento do tempo necessário de contribuição para manutenção do mesmo valor do benefício. (…) Ao desconsiderar as diferenças raciais em relação à expectativa de vida, o fator previdenciário é um fator de discriminação racial no Brasil. Tal evidência não pode ser ignorada pelas políticas públicas, sob o risco de ficar cada vez mais distante a meta de alcançar um país mais justo. 

Disponível em http://dssbr.org/site/2012/01/fator‐previdenciario‐fator‐de‐discriminacao‐racial/.

a) Numa pirâmide etária, que aspecto visual (em relação à sua forma) permite estimar a proporção da população idosa em relação ao total da população? 

b)  Cite e explique dois fatores de natureza socioeconômica que contribuem para a diferenciação entre as pirâmides etárias. 

c) Usando dados da comparação entre as pirâmides etárias, explique por que o texto afirma que “o fator previdenciário é um fator de discriminação racial no Brasil”.

Resposta

a) A pirâmide etária é um gráfico que demonstra a proporção da população de um país segundo o gênero e as diferentes faixas etárias. Em geral, é possível determinar a proporção de jovens, adultos e idosos de um país a partir da observação da forma de uma pirâmide etária, em que a base da pirâmide representa a população jovem, a faixa intermediária representa os adultos, e o topo representa os idosos. Portanto, para estimar a proporção da população idosa de um país, é necessário observar a largura do topo da pirâmide em relação à sua base e à sua faixa intermediária.

b) Dentre os fatores socioeconômicos que contribuem para a diferenciação entre as pirâmides etárias, pode-se citar o acesso à educação e aos serviços básicos de saúde. Em geral, países que oferecem bons serviços e infraestruturas relacionadas à educação e à saúde tendem a alterar suas taxas de crescimento vegetativo, pois a natalidade tende a diminuir, enquanto a expectativa de vida tende a aumentar, o que resulta no envelhecimento da população.

c) O fator previdenciário, ao alterar o tempo de contribuição de acordo com o aumento da expectativa de vida, é um fator de discriminação racial no Brasil, pois a expectativa de vida da população preta ou parda é menor do que a expectativa de vida da população branca. Com isso, apesar do tempo de contribuição ser o mesmo para todos, o tempo em que cada grupo poderá gozar de sua aposentadoria é diferente.

3) (FUVEST 2020)

 Consiste em uma área úmida, definida como “ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais, sujeito ao regime das marés”. (SCHAEFFER‐NOVELLI, 1995). 

a) Qual é o ecossistema representado em destaque no mapa e descrito no excerto?  

b) Aponte as razões da ocorrência desse ecossistema na faixa destacada do mapa e explique uma de suas funções ambientais. 

c) Cite e explique dois fatores antrópicos que ameaçam esse ecossistema no Brasil. 

Resposta

a) O mapa e o texto representam o ecossistema denominado mangue ou manguezais.

b) Os manguezais correspondem a ecossistemas que se formam em regiões de encontro da água salgada do mar com a água doce continental, especialmente em desembocaduras de rios, pois a menor salinidade dessas áreas, associada às temperaturas elevadas das águas da zona intertropical, explica a ocorrência desse ecossistema. Uma função ambiental dos manguezais é ser um berçário natural para diversas espécies de fauna aquática e terrestre, que possuem importância ecológica e econômica. Estima-se que mais de 95% das espécies capturadas no mar por atividades pesqueiras utilizem os manguezais em seus ciclos reprodutivos.

c) Dentre os fatores antrópicos que ameaçam os manguezais no Brasil, podem-se citar o desmatamento e o aterramento dos mangues para a construção de portos, cidades, condomínios, residências, marinas, hotéis e resorts. Outro importante fator que afeta os manguezais é a contaminação devido à deposição de lixo, e ao lançamento de esgoto e de efluentes industriais.

4) (FUVEST 2020) A RENCA (Reserva Nacional do Cobre e Associados) é uma área de 46.450 km2 criada em 1984 que comporta diversos tipos de jazidas minerais, onde a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) detém exclusividade na condução de trabalhos de pesquisa geológica, determinando a viabilidade quanto às atividades de extração. Há séculos, essa área é ocupada por povos originários que tiveram em suas terras a prospecção mineral. A demarcação das terras indígenas nessa área teve início somente a partir da década de 1990. 

a)  Cite uma aplicação econômica de um dos minérios que podem ser encontrados na região. 

b) Utilizando a legenda do mapa, destaque dois conflitos sociais passíveis de ocorrência na região. 

c)  Cite e explique dois tipos de impactos ambientais decorrentes da exploração minerária.

Resposta

a) A região denominada RENCA possui diversos recursos minerais, como cobre, ouro, titânio, tântalo e o tungstênio, que possuem diversas aplicações econômicas. O cobre pode ser utilizado para a produção de materiais condutores de eletricidade e em ligas metálicas como o latão e o bronze. O titânio se destaca pela utilização em setores como a indústria aeronáutica e aeroespacial, além de usado em mísseis e naves espaciais. O tântalo é muito utilizado na fabricação de instrumentos cirúrgicos, implantes e componentes eletrônicos. O tungstênio é utilizado em diversas aplicações eletroeletrônicas, como filamentos de lâmpadas e em aparelhos de raio-X. Já o ouro, além da aplicação em indústria eletrônica, também possui elevado valor de mercado.

b) Segundo a legenda do mapa, é possível a ocorrência de conflitos na região envolvendo os interesses de garimpeiros, mineradoras e comunidades que habitam a região, como os indígenas e povos tradicionais que vivem da exploração sustentável de produtos, como o açaí e a castanha-do-brasil. Outro possível conflito envolve questões ambientais, pois a região da RENCA possui diversas unidades de conservação, como estação ecológica, parque nacional e reserva biológica.

c) A atividade mineradora resulta em diversos impactos ambientais, tais como o desmatamento e a redução da biodiversidade, o aumento da erosão do solo e consequente assoreamento dos rios, a contaminação do solo e cursos d’água com elementos químicos.

5) (FUVEST 2020) Analise os dados de precipitação média anual para as localidades.

“A velha identificação desse setor costeiro de exceção ‐ o ‘cabo frio’ ‐ possibilitou interpretar a combinação de fatores que responde pela presença de aludido reduto de caatingas na referida região”. (AB´SÁBER, 2003). 

Com base na análise dos dados de precipitação média anual, na localização das estações meteorológicas e em seus conhecimentos sobre a dinâmica climática e oceanográfica da região, responda: 

a) Que fenômeno oceanográfico ocorre nas águas oceânicas da região de Cabo Frio‐RJ? 

b) Qual é a atividade de extração mineral conhecidamente associada à região de Cabo Frio‐RJ? Explique como um fenômeno natural que ocorre na região corrobora para a existência dessa atividade.

c)  Qual a explicação física para a redução das precipitações em Cabo Frio‐RJ e qual sua manifestação na paisagem continental?

Resposta

a) O fenômeno oceanográfico que ocorre regularmente na região de Cabo Frio (RJ) é conhecido pelo nome de ressurgência.

b) A região de Cabo Frio (RJ) é conhecida como uma das maiores áreas de extração de sal marinho do país. A ocorrência do fenômeno da ressurgência na área citada ajuda tal extração, porque interfere no tempo atmosférico e consequentemente no clima, diminuindo a pluviosidade local. Tal característica é de fundamental importância, pois facilita a evaporação da água nas salinas instaladas na região.

c) O fenômeno da ressurgência aflora para a superfície oceânica águas mais frias vindas das correntes das Malvinas. Estas diminuem a temperatura atmosférica e, consequentemente, a evaporação no oceano e a umidade da atmosfera local, produzindo um clima com características semiáridas. Como consequência, temos o aparecimento na paisagem continental de uma vegetação conhecida como caatinga fluminense, composta por cactos e árvores com galhos retorcidos.

6) (FUVEST 2020) China contra‐ataca tarifas americanas com uma das armas que mais irritam Trump O Banco Central da China, no dia 5 de agosto de 2019, permitiu que o yuan, moeda oficial do país, ultrapassasse pela primeira vez uma barreira de onze anos na relação com o dólar americano. A cotação do yuan ficou acima de 7 para 1, num claro contra‐ataque de Pequim às novas tarifas anunciadas pelo presidente Trump sobre US$ 300 bilhões em produtos chineses.  O mercado teme que a medida provoque ainda mais a ira do presidente Trump, que acusa Pequim de desvalorizar artificialmente sua moeda para impulsionar as exportações.  “Devido ao unilateralismo, ao _______(I)_________ comercial e às tarifas impostas à China, o yuan se depreciou em relação ao dólar americano, quebrando a barreira dos 7 para 1”, diz nota do Banco Central chinês.  Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/

Considerando o excerto e o gráfico, responda: 

a)  A palavra omitida no texto é um conceito que caracteriza a posição dos EUA ao tarifar os produtos chineses. Qual é esse conceito? Responda na folha de respostas. 

b)  Utilizando elementos do gráfico, caracterize a relação comercial entre os EUA e a China. 

c)  Explique como a desvalorização cambial do Yuan influencia a balança comercial entre esses países.

Resposta:

a) A palavra omitida no texto é “protecionismo”, conceito vinculado a medidas econômicas realizadas por Estados nacionais na tentativa de aumentar as exportações e reduzir as importações. Em outras palavras, corresponde a uma série de ações que favorecem as atividades econômicas internas, dificultando ao máximo a importação de produtos, reduzindo, assim, a concorrência dos produtos nacionais com os estrangeiros.

b) A relação comercial entre EUA e China apresenta crescente déficit comercial para a economia estadunidense desde o início da década de 1990. Essa situação se torna mais aguda a partir de 2001, quando a China entrou na Organização Mundial do Comércio (OMC), cedendo a algumas exigências estabelecidas pela organização, como maior combate à pirataria e preservação dos direitos intelectuais. Em contrapartida, vários mercados, incluindo o norte-americano, reduziram estas restrições aos produtos chineses, medida que colaborou para a crescente exportação do país asiático. Os dados do gráfico demonstram que, nos últimos anos, esse déficit comercial supera os US$ 300 bilhões ao ano, o que causa grandes impactos para a balança comercial estadunidense.

c) A desvalorização cambial da moeda chinesa (yuan) é um dos fatores econômicos que mais contribuem para a redução nos valores finais dos produtos fabricados na China. Ao mesmo tempo, os produtos norte-americanos, produzidos numa economia cuja moeda vale aproximadamente 7 vezes mais que o yuan, tornam-se excessivamente mais caros dentro da economia desse país asiático. Assim, os produtos chineses são altamente consumidos no mercado norte-americano, não ocorrendo o mesmo em relação aos produtos “made in USA” dentro do mercado chinês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s