Dinastia Pahlevi e Revolução Islâmica: a origem da tensão entre Irã e EUA

Entenda a origem da tensão entre Irã e EUA.

O Irã

O Irã é um dos países mais antigos com registro desde o oitavo milênio A.C. Contudo, o nome do país somente foi alterado em 1935. O nome Irã (país de arianos), cuja palavra ariana é uma referência à etnia de seus ancestrais.

Antes o país era chamado de Império Persa e dominou e os limites atuais do Usbequistão, Turcomenistão, Afeganistão, Turquia, Paquistão, Iraque e Irã.  Com a queda do Império que sofreu sucessivas invasões de turcos e de outros povos, o país tornou-se um dominado pela Grã-Bretanha no início do século XX. Em 1919, o norte de seu território chegou a ser ocupado militarmente pelos britânicos.

No início do século 20, o país torna-se um dominado pela Grã-Bretanha e tem o norte de seu território ocupado pelos britânicos, em 1919. Em 1925, surge um golpe de Estado com o xá (rei) Reza Khan Pahlevi que retira as tropas britânicas na região e inaugura a chamada Dinastia Pahlevi.

Dinastia Pahlevi

A dinastia foi originada quando Reza Khan Pahlevi fez um golpe de Estado em 1925 que derrotaria a ocupação britânica na região e comandaria o país.

No ano de 1941, Khan abdica o trono por pressão de seus opositores por ser acusado de manter relações com os nazistas, levando seu filho Mohamed Reza Pahlevi a assumir o poder. Com o novo xá, seria implantando em 1960 a “Revolução Branca” que consistiria numa política de modernização econômica e social aos moldes da cultura ocidental, o que aproximou com a cultura ocidental (com aproximação dos EUA) e uma perca da nacionalização iraniana que seria o motivo principal de descontentamento para a Revolução Iraniana.

Veja também

Atualidades Brasil Brexit capitalismo Chile China Coreia do Norte desigualdade social Dicas Donald Trump Doutrina Trump e-book Enem Enem 2019 EUA Exercícios resolvidos Facebook Fake news filme FUVEST Geoinfo Geopolítica meio do ano Observatório de Geografia no Vestibular Palestina petróleo Podcast população mundial Primeira fase Ranking Redação resumo segunda fase Times Higher Education Unesp Unesp 2017 Unicamp União Europeia USP Vestibular Vestibular 2020 Vestnews videoaula Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s