Dinastia Pahlevi e Revolução Islâmica: a origem da tensão entre Irã e EUA

Entenda a origem da tensão entre Irã e EUA.

O Irã

O Irã é um dos países mais antigos com registro desde o oitavo milênio A.C. Contudo, o nome do país somente foi alterado em 1935. O nome Irã (país de arianos), cuja palavra ariana é uma referência à etnia de seus ancestrais.

Antes o país era chamado de Império Persa e dominou e os limites atuais do Usbequistão, Turcomenistão, Afeganistão, Turquia, Paquistão, Iraque e Irã.  Com a queda do Império que sofreu sucessivas invasões de turcos e de outros povos, o país tornou-se um dominado pela Grã-Bretanha no início do século XX. Em 1919, o norte de seu território chegou a ser ocupado militarmente pelos britânicos.

No início do século 20, o país torna-se um dominado pela Grã-Bretanha e tem o norte de seu território ocupado pelos britânicos, em 1919. Em 1925, surge um golpe de Estado com o xá (rei) Reza Khan Pahlevi que retira as tropas britânicas na região e inaugura a chamada Dinastia Pahlevi.

Dinastia Pahlevi

A dinastia foi originada quando Reza Khan Pahlevi fez um golpe de Estado em 1925 que derrotaria a ocupação britânica na região e comandaria o país.

No ano de 1941, Khan abdica o trono por pressão de seus opositores por ser acusado de manter relações com os nazistas, levando seu filho Mohamed Reza Pahlevi a assumir o poder. Com o novo xá, seria implantando em 1960 a “Revolução Branca” que consistiria numa política de modernização econômica e social aos moldes da cultura ocidental, o que aproximou com a cultura ocidental (com aproximação dos EUA) e uma perca da nacionalização iraniana que seria o motivo principal de descontentamento para a Revolução Iraniana.

Para entender mais sobre a dinastia Pahlevi e a Revolução Islâmica confira nosso material em pdf sobre o tema ou na publicação do instagram. E não se esqueçam de curtir e compartilhar a publicação para a nossa página crescer e podermos produzir mais conteúdos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s