Direito de resposta

Para quem acompanha o nosso trabalho sabe que nós buscamos produzir conteúdos originais e de qualidade. Recentemente, algumas páginas de geografia não gostaram de terem seus conteúdos retirados do ar por desrespeitarem os nossos direitos autoriais no Facebook e no Instagram. Se você apoia o nosso conteúdo, por favor, nos ajude a resistir contra a mesmice.

View this post on Instagram

Direito de resposta Diferente do que dizem não estamos em treta com ninguém e muito menos tentando derrubar páginas. Estamos seguindo nosso caminho com originalidade e qualidade nas publicações (por menos tentamos). Nós vamos na contramão das redes sociais, e queremos originalidade e que nossas publicações autorais alcance muita gente (blog, Facebook e Instagram). Por pensarmos diferente incomodamos quem faz o simples e o igual. Defendemos a democratização do conhecimento sem abrir a mão de dar crédito aos criadores. Lembrando que divulgamos todos nossas publicações gratuitamente em várias plataformas. Quando uma página maior que a nossa reproduz nossa imagem, eles ofuscam a nossa página. Será que é justo criarmos conteúdo e outros levarem crédito? Só quem cria conteúdo do zero, com levantamento, pesquisa, design e outros sabem bem a nossa angústia Duas imagens que explica bem o nosso sentimento e a terceira é para deixar claro o por quê certas publicações foram derrubadas (não importa quem fez, só que isso é plágio). Para quem não conhece existe a lei de proteção aos direitos autorais que nos protege das ações irregulares e os próprios aplicativos (facebook e instagram), de acordo com a lei e suas diretrizes, analisam o conteúdo denunciado e decidem se é o caso de derrubar ou não. A internet é imensa mas não é sem leis e não precisa ser injusta. Violação de direitos autorais é crime. Se páginas de educação não respeitam isso, a coisa está grave. #geopolitica #geografia #educacao Páginas que também produzem conteúdos autorais e sofrem com as cópias @tchalu @redija.redacao

A post shared by Geografia no Vestibular (@geografianovestibular) on

Os conteúdos aqui podem ser usados em escolas, blogs e entre outras instituições interessadas?

Claro e eles foram feitos justamente para serem usados em qualquer espaço. O objetivo das publicações é democratizar o ensino de geografia com material de qualidade e que facilite o aprendizado. Aqui tudo é disponibilizado gratuitamente. Contudo, a licença do blog permite que as pessoas reproduzam ou até adaptem os conteúdos com a obrigação de dar os devidos créditos.

Infelizmente, as páginas nunca nos pediram autorização para as publicações e muitas vezes nem nos reconheciam os créditos, mesmo as imagens terem saídos com a identidade visual, fonte de letra e nome dos autores do Geografia no Vestibular.

O Facebook e o Instagram tem em suas normas a proteção de direitos autorais e foi exatamente por essa ferramenta que as empresas derrubaram os conteúdos copiosos (sem autorização e até plágio)

Por conta disso, as páginas copiosas, que agora não podem publicar nossos conteúdos e esgotaram suas fontes de “cópias gratuitas”, começaram as nós pressionar. Entendemos a pressão como falta de democracia e direito a liberdade, principalmente, a nós que publicamos conteúdos autorais e cabe a nós decidir como e quando usar nossa publicação no Facebook e no Instagram.

Você tem alguma página no Facebook e Instagram e já se sentiu lesado por ter uma publicação autoral utilizada por outra página? A página não lhe deu os devidos créditos

O quanto foi benéfico em preservar os nossos direitos autorais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s