QUESTÕES DE GEOGRAFIA DO CFO 2019 DE SP

Confira as questões e o gabarito da prova do CFO 2019 para Barro Branco.

QUESTÕES E GABARITO DE GEOGRAFIA CFO/SP 2019

Analise o mapa para responder à questão.

A leitura do mapa e os conhecimentos sobre o uso e a apropriação dos recursos naturais permitem afirmar que

(A) as descobertas de novos lençóis petrolíferos no início do século XXI mudaram a geopolítica do petróleo que prevaleceu durante todo o século passado e organizações como a OPEP perderam importância.

(B) o desequilíbrio entre a produção e o consumo torna o petróleo uma mercadoria regulada pelas leis da oferta e da procura, negociado em um mercado global e com o preço fixado pelos mercados financeiros.

(C) os grandes importadores de petróleo são duplamente protegidos das crises de abastecimento, seja por manterem o controle sobre a produção, seja porque formaram uma associação de comércio sob o controle da ONU.

(D) a busca incessante pelas novas fontes de energia renováveis tem produzido grandes transformações no fluxo comercial do petróleo e tradicionais produtores têm sofrido fortes crises econômico-financeiras.

(E) as recentes políticas ambientais que visam à redução da emissão de gases do efeito estufa têm gerado abalos

2) A questão está relacionada ao texto e ao mapa apresentados a seguir. O Ciclone Idaí, um dos piores desastres relacionados ao clima já registrados, atingiu o sudeste da África em março, deixando um imenso rastro de morte e destruição em Moçambique, Zimbábue e Malauí. Um ciclone e diversas enchentes mataram centenas de pessoas na região e deixaram cerca de 2,5 milhões sem água potável, moradias, saneamento e outros serviços básicos. Há centenas de desaparecidos.

(https://www.oxfam.org.br/noticias/um-dos-maiores-desastres-climaticos- ja-vistos-atinge-sudeste-da-africa. Acesso em 24.04.2019)

O ciclone tropical é

(A) um fenômeno meteorológico formado em áreas continentais extratropicais que, em geral, se dirige para áreas de alta pressão atmosférica.

(B) uma ocorrência atmosférica encontrada nas médias latitudes e associada às frentes frias; seu poder destrutivo é grande principalmente nas áreas litorâneas.

(C) um sistema de baixa pressão que tem origem nas superfícies oceânicas e se desloca com grande velocidade acompanhada de ventos e chuvas abundantes.

(D) um fenômeno meteorológico fortemente associado ao El Niño; as consequências de sua passagem são mais visíveis na faixa litorânea extratropical do globo.

(E) um sistema de alta pressão comum no hemisfério Sul que tem origem em superfícies insulares e tendem a se deslocar para o oceano provocando fortes ressacas.

3) Estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançado no final de 2017, na Assembleia das Nações Unidas, estima que 152 milhões de crianças foram submetidas a trabalho infantil em 2016, sendo 64 milhões do gênero feminino e 88 milhões do masculino. Isso representa que uma em cada dez crianças de 5 a 17 anos foi explorada dessa forma em todo o mundo. (http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-09/oit-152-milhoes-de-criancas-trabalho-infantil-2016. Acesso em 26.04.2019 ) O trabalho infantil

(A) demonstra que inúmeros países do mundo ainda permanecem na fase inicial da transição demográfica, com predomínio de crianças e jovens.

(B) revela o aumento da internacionalização da economia mundial e a expansão das atividades das corporações transnacionais em países pobres.

(C) mostra que a divisão territorial e etária do trabalho ainda é incipiente em áreas do globo com altos níveis de conflitos e pobreza entre a população.

(D) reforça o papel das grandes organizações supranacionais como a ONU, responsáveis pelo controle e eliminação da exploração de crianças e jovens.

(E) está concentrado, principalmente, nas regiões do globo onde as atividades agrícolas tradicionais demandam grande contingente de mão de obra.

4) Leia a notícia e analise o gráfico para responder à questão. A temperatura entre as duas maiores economias do mundo subiu nos últimos dias [abril de 2018], colocando China e Estados Unidos prestes a iniciar uma guerra comercial, que tem o potencial de abalar a atividade econômica global. (https://g1.globo.com/economia/noticia/entenda-a-guerra-comercial-entre-eua-e-china-e-como-ela-pode-afetar-a-economia-mundial.ghtml Acesso em 24.04.2019)

A leitura da notícia, do gráfico e os conhecimentos sobre as relações entre os Estados Unidos e a China permitem afirmar que

(A) ao déficit comercial dos Estados Unidos somam-se as transferências tecnológicas e subsídios chineses às indústrias como causas do conflito comercial.

(B) as relações dos Estados Unidos com a China ainda estão historicamente relacionadas à Guerra Fria e o déficit comercial é apenas um pretexto do governo Trump.

(C) o objetivo do governo Trump é reduzir as trocas com a China e ampliar as relações com os países da América Latina com os quais os EUA mantêm superávits.

(D) as principais mercadorias vendidas pelos chineses aos estadunidenses são produzidas nas filiais de empresas transnacionais europeias e japonesas na China.

(E) as acusações de quebra de patentes e espionagem industrial atingem ambos os lados e dificultam o reestabelecimento das trocas comerciais entre os dois países

5) Observe o mapa para responder à questão.

No Brasil foram consideradas de mais alta importância as áreas

(A) de rápida urbanização que tendem a comprometer a cobertura vegetal.

(B) sujeitas aos intensos processos de erosão devido ao uso inadequado do solo.

(C) com maior biodiversidade, independentemente do bioma onde se localizem.

(D) em processo de ocupação por novas usinas hidrelétricas.

(E) destinadas à construção/expansão da malha rodoferroviária.

6)Recentemente observa-se que os espaços rurais começam a incorporar elementos urbanos. Trata-se de um processo que ocorre em áreas não contínuas às das metrópoles, quando se instalam, no espaço rural, elementos e atividades características das cidades, sendo exemplos os condomínios fechados, os loteamentos de casas populares e o desenvolvimento de atividades não agrícolas (hotéis, spas). O texto descreve

(A) a macrometropolização.

(B) a conurbação.

(C) a periferização.

(D) a periurbanização.

(E) a especulação urbana.

7) Leia o texto que descreve a organização de parte do espaço brasileiro nas décadas de 1970 e 1980. No imaginário coletivo de novos investimentos e empresários do Centro-Sul, vislumbrava-se a perspectiva de novos investimentos e a expansão de suas atividades. No horizonte camponês, as vítimas da seca do sertão nordestino e os expropriados pelo então recente processo de mecanização das lavouras do Sul – avistavam um pedaço de terra e o recomeço da vida. O movimento migratório rumo ao “Eldorado” atinge proporções consideráveis e faz brotar cidades no “meio do nada”. (Daniel Monteiro Huertas, in http://www.teses.usp.br/ 

 Acesso em 25.04.2019. Adaptado) O texto descreve

(A) a ocupação das áreas de cerrado no Matopiba.

(B) a expansão da fronteira agrícola na Amazônia.

(C) a integração do Pantanal às pastagens naturais do Centro-Oeste.

(D) a penetração da agricultura familiar na zona da mata nordestina.

(E) o avanço das lavouras canavieiras às margens da Belém-Brasília.

8) Analise o gráfico para responder à questão.

Ao longo das últimas décadas, a região Sudeste manteve a grande participação no PIB brasileiro. As duas outras regiões que se destacam são, respectivamente, (4)

(A) Centro-Oeste e (2) Sul.

(B) Nordeste e (2) Norte.

(C) Nordeste e (2) Centro-Oeste.

(D) Sul e (2) Centro-Oeste.

(E) Sul e (2) Nordeste.

GABARITO (não oficial)

Questão 1: Alternativa B

Questão 2: Alternativa C

Questão 3: Alternativa E

Questão 4: Alternativa A

Questão 5: Alternativa C

Questão 6: Alternativa D

Questão 7: Alternativa B

Questão 8: Alternativa E


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s