A regionalização

Resumo sobre a regionalização e o conceito de região.

A regionalização e a região

O primeiro ponto para entender a regionalização é lembrar do significado da palavra região. Segundo o Dicionário Aurélio Século XXI, a região é um..:

“Território que se distingue dos demais por possuir características (clima, produção, etc.) próprias”.

A região, que para a geografia vai além de uma simples palavra, comportando-se como um conceito geográfico, e portanto, sendo elementar para o estudo do espaço geográfico.

A palavra região é derivada do latim regere que originou palavras como regência, regra e entre outros. Segundo Gomes (2003), nos tempos do Império Romano adotava-se o termo regione para áreas que possuíam uma administração local subordinadas às regras gerais e políticas de Roma.

Ao longo do tempo, após a queda do Império Romano, a Idade Média reforçou o caráter administrativo das unidades regionais por relações de poder e domínio. Durante o Estado moderno na Europa com o absolutismo, a região também foi mantida como unidade administrativa como forma de controle do aparato estatal.

De forma resumida, o conceito de região possui três princípios fundamentais. Os dois primeiros são utilizados no nosso cotidiano, como o de localização (ponto, lugar, área) e o de extensão (tamanho, alcance…). Por exemplo, como uma região montanhosa (local com montanhas) ou como região da cidade de São Paulo (como extensão).

Já o terceiro princípio, é a região como unidade administrativa, cuja divisão regional tem a finalidade de exercer a hierarquia e o controle na administração dos Estados. Como por exemplo, a região administrativa de SP.

Retornando ao conceito de regionalizar, podemos considerar que o ato de “regionalizar” é simplesmente dividir ou classificar uma região (ou espaço geográfico) a partir de critérios específicos, através de características semelhantes ou diferentes para delimitá-las. Em outras palavras, é como se a regionalização fosse organizar o mundo e os diferentes locais em que vivemos por critérios específicos.

Em cada regionalização, usa-se um ou mais critérios dependendo da necessidade de tal regionalização. Por exemplo, pode-se regionalizar pelo critério natural a partir do clima, do relevo, da vegetação com a intenção de identificar as regiões com o mesmo ou diferentes climas, relevo ou vegetação. Assim como, também pode-se regionalizar uma região pelas características históricas e econômicas.

O que definirá o critério da regionalização será justamente a finalidade (o motivo, , razão, a causa…) da divisão regional. Entre as mais comuns finalidades são para fins de fiscalização, preservação, política pública, administração ou para estudos.

Por fim, também é importante entender que é comum haver novas regionalizações, justamente pela constante transformação do espaço geográfico.

Exemplos mais comuns de regionalização mundial

Listamos a seguir alguns dos milhares exemplos de critérios mais comuns utilizados na regionalização mundial:

1. Regionalização por continente

2. Regionalização entre países norte (desenvolvidos) e sul (subdesenvolvidos).

3. Regionalização por culturas (ocidental, oriental…)

4. Regionalização pela zonas climáticas

Cálido = quente
Templado = temperado

5. Regionalização pela disponibilidade hídrica

6. Regiões metropolitanas

Região metropolitana de SP

Leia também: A regionalização do Brasil (em breve)

Referências e consultas bibliográficas

GOMES, Paulo César da Costa. O Conceito de Região e sua Discussão. In: Iná Elias de Castro, Paulo César da Costa Gomes, Roberto Lobato Corrêa (Org.) Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 50 – 73.

Uma consideração sobre “A regionalização”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s