Unicamp 2015: segunda fase

Veja as questões cobradas de geografia na Unicamp 2015, da segunda fase.

Questões de geografia da Unicamp 2015

Questão 01 (UNICAMP 2015)

a) Apresente dois fatores explicativos para a difusão das zonas francas no mundo contemporâneo.

b) Mencione a principal Zona Franca existente no Brasil e aponte uma intenção do Estado brasileiro ao implantá-la como instrumento de uma política territorial.

Questão 02 (UNICAMP 2015)

As figuras acima ilustram a importância do sistema internacional de circulação. As longas distâncias a serem vencidas representam altos custos, calculados em função do tempo de deslocamento. Por isso foram construídos dois importantes canais de comunicação interoceânicos, hoje já centenários. São eles o Canal de Suez e o Canal do Panamá, que completou cem anos em agosto.

a) Associe corretamente cada figura ao respectivo Canal mencionado no texto, e apresente, com base nas figuras, características da paisagem que permitem identificar a localização correta de cada Canal.

b) Até 1999, quando a administração do Canal Panamá foi entregue ao Governo do Panamá, o Canal esteve sob controle de outro país. Qual é esse país e qual foi seu interesse no controle do Canal?

Questão 03 (UNICAMP 2015)

As ocupações de imóveis fechados tornaram-se frequentes nas grandes cidades brasileiras. A imagem acima retrata a ação da Polícia Militar na reintegração de posse de um edifício na avenida São João, na cidade de São Paulo, ocupado havia seis meses por aproximadamente 200 famílias de sem teto.

a) Por que alguns movimentos sociais decidem pelas ocupações urbanas? O que explica, nas grandes cidades, a existência de inúmeros imóveis fechados em áreas centrais dotadas de infraestrutura?

b) Além dos movimentos sociais, indique um agente econômico e um agente político diretamente envolvidos nos conflitos ensejados pelas ocupações urbanas.

Questão 04 (UNICAMP 2015) A água utilizada para os mais diversos fins não provém apenas dos reservatórios aquáticos que se podem ver (rios, lagos, lagoas, etc.), mas também fazem parte dos recursos hídricos os aquíferos, importantes reservatórios subterrâneos que são responsáveis pelo armazenamento da maior parte da água doce disponível para o consumo humano. No Estado de São Paulo, por exemplo, os aquíferos têm importância significativa, pois abastecem quase metade do território estadual. (Adaptado de As águas subterrâneas do Estado de São Paulo. Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente. São Paulo: Instituto Geológico, 2012, p. 5.)

 a) O que é um aquífero e qual o seu processo natural de formação?

b) Explique como as águas superficiais (rios, lagos, lagoas, etc.) relacionam-se com as águas dos aquíferos e aponte um tipo de atividade econômica que faz intenso uso das águas do Aquífero Guarani, especialmente nos períodos de estiagem.

Questão 05 (UNICAMP 2015) A erosão dos solos é um fenômeno natural e acontece em áreas onde existe certa declividade. O delta do rio Nilo, por exemplo, é historicamente conhecido pela deposição de sedimentos férteis que provêm da erosão dos solos na Etiópia, ou seja, em alguns lugares a erosão e a deposição dos sedimentos contribuem para a manutenção da fertilidade natural dos solos. Durante séculos a fertilidade do rio Nilo se manteve, mas a construção de barragens, para controle do regime hídrico, alterou esse equilíbrio. Os problemas relacionados à erosão são agravados quando as taxas de perda de solo ultrapassam certos níveis naturais, o que normalmente resulta da falta de práticas conservacionistas.

(Adaptado de A. T. Guerra e M. do C. O. Jorge. Processos erosivos e recuperação de áreas degradadas. São Paulo: Editora Oficina de Textos, 2013, p.8.)

a) Explique o que são erosão e assoreamento.

b) Em rios das áreas tropicais, que sinal evidencia a ocorrência de erosão? Aponte uma causa da erosão em áreas urbanas periféricas das grandes cidades de regiões tropicais.

Questão 06 (UNICAMP 2015) O golpe civil-militar de 1964 completou 50 anos e motivou novas interpretações a fim de melhor se compreender suas repercussões na sociedade brasileira. Uma dessas repercussões diz respeito ao tolhimento da cidadania que dele resultou e à restituição e alargamento dessa cidadania. Só o exercício pleno da cidadania pode resultar na aquisição de outros direitos. Por isso, a cidadania está sempre em construção, mesmo hoje, depois da “Constituição Cidadã” de 1988. A cidadania possui, pelo menos, três dimensões: os direitos civis, os direitos políticos e os direitos sociais.

a) Diferencie direitos civis e direitos políticos.

b) Em junho de 2013 assistimos, em todo o Brasil, a manifestações sociais que tiveram como estopim o aumento da tarifa de transporte público. Além do transporte público, indique outros dois direitos sociais e explique por que o exercício da cidadania não pode ser praticado se um dos três direitos não for observado.

Resposta esperada pela Unicamp

Questão 01

a) São fatores explicativos para a difusão das zonas francas no período atual: a expansão das grandes corporações pelo mundo todo, valendo-se do paradigma do livre comércio, um dos motores fundamentais do processo de globalização; os incentivos fiscais que são oferecidos pelo poder público para as empresas; a atração de investimentos estrangeiros voltados para a exportação, especialmente nos países subdesenvolvidos; o oferecimento de infraestrutura (portos, telecomunicações, energia, sistemas integrados de transporte) por parte dos Estados, para viabilizar o comércio a grandes distâncias.

b) A principal Zona Franca existente no território brasileiro é a Zona Franca de Manaus (AM). Houve vários motivos para o Estado brasileiro implantar a Zona Franca de Manaus como um instrumento de política territorial: a integração do território brasileiro nos anos 1960; uma política de desenvolvimento local para Manaus e mesmo regional para toda a Amazônia; a ocupação da Amazônia Ocidental, dada a baixa densidade demográfica então existente; uma política de defesa do território nacional, especialmente da Amazônia, dentro dos preceitos da Segurança Nacional vigentes durante o regime militar (1964-1985), ou seja, uma política de soberania nacional; uma política de industrialização voltada para a Região Norte do país, buscando integrá-la economicamente ao Centro-Sul do país (principal mercado consumidor dos produtos produzidos na Zona Franca de Manaus).

Leia: Zona Franca de Manaus

Questão 02

a) A Figura 1 está associada ao Canal do Panamá; a Figura 2 representa o Canal de Suez. Considerando as paisagens das figuras, podemos inferir que a primeira é a do Canal do Panamá, pois apresenta um relevo montanhoso e uma vegetação densa e fechada, de floresta, que caracteriza essa porção da América Central como região Tropical. A paisagem da figura 2 mostra um relevo bastante plano e claramente desértico, caracterizando o nordeste da África.

b) Até 1999 o Canal do Panamá esteve sob controle político dos EUA. A manutenção do Canal sob jurisdição norte-americana envolveu vários interesses, entre os quais podemos citar o interesse geopolítico norte-americano em controlar um ponto fundamental da rota internacional das grandes embarcações, e o interesse econômico em encurtar as distâncias entre as costas Leste e Oeste dos EUA, também facilitando o transporte de mercadorias de outras nações, que não necessitavam mais fazer o percurso Sul pelo Estreito de Magalhães, contornando toda a América do Sul. Estas duas razões podem ser resumidas no interesse estratégico de controle político e econômico das rotas internacionais das marinhas de guerra e mercante.

Questão 03

a) Alguns movimentos sociais decidem pela ocupação de imóveis em razão da falta de habitações ou de sua insuficiência para as camadas mais pobres da população, o que afronta o direito à moradia e a função social que a propriedade deveria ter, conforme prevê o Estatuto da Cidade. O que explica a existência de muitos imóveis fechados em áreas dotadas de infraestrutura é, sobretudo, a especulação imobiliária, que, mobilizando um de seus principais mecanismos, busca um intenso processo de valorização dos imóveis. Além disso, observa-se nas últimas décadas o aumento do número de imóveis vazios, especialmente nas áreas mais degradadas dos centros das cidades.

b) Muitas causas movem os conflitos sociais relativos à falta de habitação. A questão solicita a indicação de dois agentes sociais, um econômico e outro político. Os agentes econômicos envolvidos no complexo conflito das ocupações são as incorporadoras imobiliárias e os proprietários dos imóveis. Além dos movimentos sociais, o agente político por excelência desse processo é o Estado em suas várias escalas de poder, o município, o Estado e a União, ou, para se dizer resumidamente, o poder público.

Questão 04

a) Aquífero é um grande reservatório subterrâneo de água caracterizado por camadas ou formações geológicas permeáveis. Sua formação se dá pela penetração ou infiltração das águas das chuvas em rochas predominantemente sedimentares, que são permeáveis. A água infiltra pelos poros das rochas até encontrar uma camada de rocha de baixa permeabilidade (como argila, folhelho, rocha ígnea, etc.). Contudo, também se pode falar em aquífero fissural ou fraturado, que é aquele caracterizado pela infiltração das águas em fissuras ou fraturas de rochas cristalinas.

b) A água infiltrada nas rochas retorna para córregos, rios, lagos e lagoas. Esse afloramento ocorre por meio de nascentes ou minas, que aparecem em locais onde houve saturação de água nos interstícios dos grãos das rochas sedimentares ou em áreas onde ocorre o afloramento das rochas cristalinas impermeáveis. Nessas condições, a água, aproveitando-se das condições de relevo, brota em direção às áreas mais baixas. O que chamamos de “áreas de descarga” são locais onde a água sai do aquífero. Essas águas são fundamentais para a irrigação na agricultura.

Questão 05

a) A erosão é o transporte do material sedimentar que resulta dos processos de intemperismo. Ela é responsável pela destruição do relevo das partes mais altas, e esse material vai ser depositado, logicamente, nas partes mais baixas. O assoreamento é a deposição do material sedimentar nos leitos dos rios, lagos e lagoas.

b) A ocorrência de erosão pode ser percebida nos rios porque suas águas ficam “barrentas”, ou seja, o rio está transportando o material sedimentar erodido da bacia à qual ele pertence; além disso, o próprio assoreamento é um sinal óbvio da erosão. A causa principal da erosão em áreas periféricas das grandes cidades localizadas em regiões tropicais é a remoção da cobertura vegetal (desmatamento).

Questão 06 –

a) O direito civil está relacionado com a igualdade jurídica de todos os cidadãos, para que possam exercer individualmente sua liberdade de ir e vir. Perante a lei todos são iguais e podem usufruir dos mesmos direitos, independentemente de sua cor, raça, crença, preferência sexual ou política. Nos direitos civis incluímos a liberdade de expressão e de imprensa, daí a necessária existência do Estado de Direito. O direito político é aquele que confere ao cidadão a liberdade de organização política e o direito de participar do exercício do poder político, de votar e de ser votado em qualquer circunscrição territorial, municipal, estadual e federal.

b) Os direitos sociais referem-se ao bem-estar e segurança que devem ser extensivos ao conjunto da sociedade, como saúde, habitação e seguridade social. Os três direitos (civis, políticos e sociais) devem ser garantidos pelo Estado por meio de legislações e instituições, contudo a cidadania não se restringe a um status sob a autoridade do Estado. A cidadania é “direito a ter direitos”, portanto, pressupõe igualdade, liberdade e dignidade, que estão permanentemente em construção por meio das lutas sociais e dos sujeitos sociais atuantes pelo reconhecimento e redistribuição de todo tipo de direito. Só o pleno exercício da vida cívica, social e política por parte dos cidadãos garante que os direitos sejam observados e respeitados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s