Vídeo: O crescimento econômico mundial

O crescimento econômico mundial (1961-2017) em um incrível infográfico animado.

O vídeo acima representa informações muito interessante sobre a economia mundial tornado o assunto muito didático, o que nos permite reforçar algumas informações sobre o crescimento econômico mundial:

  • O PIB norte-americano se apresenta alto nos anos 60 e a medida em que se avança os anos, o país americano aumenta ainda mais seu distanciamento das demais potências econômicas. É praticamente como se o governo de Washington fosse inalcançável do ponto de vista econômico.
  • No ano de 1972, o Japão assumiu o segundo lugar na economia mundial, cujo crescimento econômico nipônico é explicado pela efervescência da Terceira Revolução Industrial. Porém, no final dos anos 70, com o segundo choque do petróleo em 1979 o que provocou uma crise econômica mundial e com a crise japonesa nos anos 80 e 90, o Japão iniciou uma oscilação no ritmo de crescimento econômico. Outros fatores responsáveis pela queda da economia japonesa deve-se pela a forte concorrência de potências emergentes com os países do Tigre Asiático e da China, bem como, da balança comercial desfavorável japonesa devido a necessidade de importar matérias-primas e de fontes energéticas como petróleo.
  • A China iniciou sua rápida ascensão econômica na década de 90, como consequência da adesão à política de socialismo de mercado que permitiu a instalação de Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) e transferências de empresas transnacionais, sobretudo norte-americana, para as áreas especiais. Desde 2010, a China apareceu no infográfico como a segunda maior potência econômica.
  • O Brasil é destacado no vídeo no ano de 1991, na 8ª posição, quando houve a abertura do nosso comércio ao mundo causadas pelas políticas neoliberais e da nossa estrutura exportadora de comércio pelas commodities.

Facebook

No vídeo não é possível afirmar quem é o responsável pela produção do infográfico. Ao descobrirmos o autor do vídeo nos divulgaremos e daremos os créditos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s