Unicamp 2019: segunda fase

Faça o download das provas da Unicamp e veja os comentários da prova de geografia.

Download das provas da Unicamp 2019: segunda fase

Segunda fase: primeiro dia (redação e língua portuguesa)

Segunda fase: segundo dia (ciências humanas e matemática)

Comentário sobre as questões de geografia da Unicamp 2019

Questão 1 – (UNICAMP 2019) O gráfico acima apresenta a evolução da área irrigada nas cinco regiões geográficas brasileiras. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a irrigação constitui atualmente o principal uso hídrico do país, tanto no total de retirada (46,2%) quanto no de consumo (67,2%). Nas regiões Sul e Nordeste, a incorporação de áreas irrigadas foi especialmente importante no Rio Grande do Sul e no Semiárido, respectivamente.

a) Indique a principal atividade agrícola irrigada no Rio Grande do Sul e no Semiárido nordestino, respectivamente.

 b) Aponte uma importante política governamental, adotada desde a década de 1960, que se destina à expansão da modernização agrícola brasileira. Do ponto de vista da estrutura fundiária, qual é a principal característica das propriedades que utilizam a irrigação no Sudeste brasileiro?

Questão 2 – (UNICAMP 2019) A Espanha é um Estado unitário multinacional constituído por grupos étnicos regionais. Entretanto, em diversos momentos a unidade territorial espanhola esteve ameaçada, sobretudo com as reivindicações de independência de comunidades autônomas. A questão nacional espanhola, e de muitos outros países onde avançam movimentos separatistas, reacende o debate contemporâneo sobre os Estados nacionais e o nacionalismo em suas distintas facetas, especialmente em um contexto de globalização.

a) Identifique as duas principais regiões autônomas espanholas que historicamente reivindicam independência e sua constituição como Estados nacionais.

b) Além de movimentos nacionalistas que reivindicam independência e a formação de novos países, aponte duas outras expressões de nacionalismo que se tornaram mais frequentes com a globalização.

Questão 3– (UNICAMP 2019) A movimentação das massas de ar é responsável pelas mudanças no tempo atmosférico. O mapa abaixo mostra a dinâmica dos sistemas atmosféricos na América do Sul em maio de 2018. Observe o deslocamento dessas massas de ar sobre o território brasileiro e responda às questões a seguir.

a) Explique o que é uma frente fria e, considerando o alcance e o deslocamento da frente fria até a região Norte do Brasil, indique qual é o fenômeno representado no mapa.

b) A Zona de Convergência Intertropical resulta do encontro dos ventos alísios. Onde se originam os ventos alísios? Qual sua principal consequência para as condições meteorológicas da faixa equatorial?

Questão 4 – (UNICAMP 2019)

Considerando a figura acima, responda às questões a seguir.

a) Em qual dos cenários indicados na figura é possível identificar baixa infiltração da água e alto escoamento superficial? Aponte uma característica da superfície que é responsável por esse processo.

b) Em uma situação de chuvas torrenciais nas áreas urbanas podem ocorrer alagamentos e inundações. Defina inundação, e indique em que outros corpos hídricos, além dos rios, esse fenômeno pode ocorrer.

Questão 5 -(UNICAMP 2019)

a) Até o Censo de 1970, verificava-se uma clara concentração regional do fenômeno de urbanização. A partir do Censo de 1980, outro processo é observado na dinâmica urbana brasileira. Que processo é esse? O Censo de 1950 indicava a região Centro-Oeste como a menos urbanizada do país; o Censo de 2010 a coloca na segunda posição em taxa de urbanização. Qual foi a atividade econômica responsável por essa urbanização?

b) Como reflexo da expansão das atividades econômicas, a rede urbana brasileira se tornou mais complexa a partir dos anos 1970. Explique o que é rede urbana e indique qual o papel de Goiânia na hierarquia da rede urbana do Centro-Oeste.

Questão 6 – (UNICAMP 2019) O capitalismo financeirizado e globalizado, particularmente nas últimas quatro décadas, vem apresentando um movimento tendencial em que informalidade e precarização tornaram-se mecanismos recorrentes. E a terceirização irrestrita do trabalho vem se consolidando como uma ferramenta que elimina a distinção entre atividades-meio e atividades-fim. (Adaptado de Ricardo Antunes, A sociedade da terceirização total. Revista da ABET, v. 14, n. 1, jan./jun. 2015, p. 9.)

a) Terceirização e precarização são fenômenos interligados, porém distintos. O que é terceirização e o que é precarização do trabalho?

b) Na atividade industrial ou setor secundário, o que são atividades-meio e atividades-fim?

Questões correlacionadas

Questão 7. (UNICAMP 2019)

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) foi criada em dezembro de 1950 por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas. Iniciou suas atividades em janeiro de 1951. O Protocolo de 1967 reformou a Convenção de 1951 e expandiu o mandato da ACNUR para além das fronteiras europeias e das pessoas afetadas pela Segunda Guerra Mundial. Em 1995, a Assembleia Geral designou a ACNUR como responsável pela proteção e assistência dos apátridas em todo o mundo. Nas últimas décadas, os deslocamentos forçados atingiram níveis sem precedentes. Estatísticas recentes revelam que mais de 67 milhões de pessoas no mundo todo deixaram seus locais de origem por causa de conflitos, perseguições e graves violações de direitos humanos. (Adaptado de http://www.acnur.org/portugues/convencao-de-1951/. Acessado em 31/08/2018.)

 a) Explique o contexto de criação da ACNUR e seu principal objetivo.

b) Levando em consideração os princípios da ONU, relacione a condição de refugiado com a noção de cidadania e de direitos humanos

Gabarito

Questão 1 –

a) A principal atividade agrícola irrigada no Rio Grande do Sul é o cultivo de grãos, com destaque para a Soja. Já no semiárido nordestino o maior destaque é a fruticultura, próximo as margens do Vale do Rio São Francisco.

b) Uma importante política governamental adotada desde a década de 1960 é a formação do órgão da Embrapa (Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária) que auxiliava os agricultores com o conhecimento científico na produção agrícola. Outras políticas governamentais são: criação do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e de Reforma Agrária), criação da Sudene (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste) e Sudeco(Superintendência para o Desenvolvimento do Centro- Oeste) e a SUDAM (Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia), a expansão e variedade do crédito rural e o programa de modernização da agricultura com a Revolução Verde.

Quanto ao principal tipo de propriedade agrícola no Sudeste brasileiro que se utiliza a irrigação é a grande propriedade relacionada ao agronegócio, com modelo de produção comercial exportadora, com a produção da cana-de-açúcar.

Questão 2 –

a) As duas regiões com movimentos autônomos na Espanha são a Catalunha e a região basca.

b) O nacionalismo é relacionado com a extrema-direita que se relaciona com o ideário do xenofobismo – aversão contra estrangeiros –, movimentos anti-migracionais (criação de muros ou leis antimigracionais), fundamentalismo religioso, supremacia branca e protecionismo comercial. Entre seus exemplos têm-se as manifestações em Charlotesville no EUA, o Brexit no Reino Unido e também nas regiões de Kosovo e Sudão do Sul.

Questão 3 –

a) A frente fria é um mecanismo natural da atmosfera geral com compensação de diferenças de temperatura. Uma frente fria é o limite que separa duas massas de ar – uma quente (que perde espaço) e a outra fria (que avança). A medida em que a frente fria avança numa determinada região mais quente, causa-se a queda da temperatura e aumento de nebulosidade devido à condensação de vapor, gerando a possibilidade de chuva (precipitações). Dependendo de alguns fatores, o avanço da frente fria ao chegar na região Norte do Brasil pode causar o fenômeno da friagem  – queda brusca de temperatura durante algumas semanas.  

b) Os ventos alísios sopram das regiões tropicais (alta pressão), entre as latitudes 25º e 30º norte e sul, que se subsidiem para as equatoriais (baixa pressão). Na região equatorial, os ventos alísios do norte do sul se convergem aumentando a condensação e resultando em intensas precipitações em sua região (nas florestas equatoriais e tropicais).

Questão 4 –

a) Os processos de baixa infiltração da água e alto escoamento superficial são identificados no cenário B. A característica responsável por esse processo é a retirada da cobertura vegetal, a maior declividade do terreno e possível impermeabilização do solo.

b) A inundação é o processo de transbordamentos das águas do leito dos rios e posterior ocupação da sua várzea. A inundação também pode ocorrer em lago, lagoas, represas e até zonas litorâneas com as marés.

Questão 5 –

a) A partir da década de 1980 incia-se um processo de desconcentração industrial, com o deslocamento de unidades fabris concentradas em SP para o interior de SP e outras regiões brasileiras , através dos incentivos fiscais oferecidos pelos estados e aumento do custo imobiliário na metrópole de SP.

A Região Centro-Oeste, embora seja a menos populosa do Brasil, tem apresentado elevado crescimento urbano, resultado da expansão de atividades econômicas relacionadas à agropecuária, que se caracteriza pela intensa mecanização e concentração fundiária, reduzindo drasticamente a oferta de trabalho aos imigrantes que para lá se dirigem.

b) A rede urbana compreende o conjunto articulado de cidades, interligadas por meio de infraestruturas que permitem a ocorrência de fluxos de mercadorias, serviços, capitais e informações. De acordo com a hierarquia urbana, Goiânia classifica-se como uma metrópole regional em razão do elevado grau de influência econômica e política que apresenta na Região Centro-Oeste do País.

Questão 6 –

A) Terceirização é a prática de atribuição de etapas de produção a terceiros com o objetivo de reduzir custos com a especialização de tarefas e funções de empresas. Já a precarização do trabalho é decorrente da informalidade decorrente das empresas terceirizadas contratantes, que para reduzir custos tem a redução da proteção ao trabalho e da redução de salários menores, aumento da carga horária e situação de trabalho degradante.

 b) Atividade-fim corresponde à principal atividade produtiva de uma empresa, enquanto uma atividades-meio são aquelas que contribuem indiretamente, muitas vezes complementando a atividade-fim. Por exemplo, uma siderúrgica tem como atividade-fim a produção de aço, enquanto, como atividade-meio uma empresa que utiliza o aço como material base de produção, como a indústria de máquinas.

Questão 7 –

a) A ACNUR foi criada no pós-Segunda Guerra Mundial com o objetivo de contribuir para o reassentamento das populações do Leste Europeu expulsas de seus territórios de origem por motivos étnicos.

b) Refugiados são indivíduos pertencentes a comunidades que sofrem perseguições por motivos étnicos, políticos, econômicos, religiosos e culturais, e que, por essa razão, não têm seus direitos humanos assegurados, o que os leva a se deslocar para outros países, ainda que sem participar da cidadania local.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s