Radar IDHM do Brasil

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil teve uma leve alta de 2016 para 2017, puxado por melhora nos indicadores de Educação e Longevidade, porém, sofre queda no valor da renda per capita no período.

O IDHM é um indicador, de O (zero) a 1 (um), formado por dados relacionados a longevidade, educação e renda dos brasileiros. Semelhante ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), quanto mais próximo do 1 (um) melhor o indicador, e ao contrário, quanto mais próximo ao 0 (zero), pior.

O Radar IDHM é organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e, no Brasil, é realizado em conjunto com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e com a Fundação João Pinheiro (FJP). O PNUD publicou nesta terça-feira (16 de abril) o IDHM com dados entre 2016 e 2017.

No IDHM, o Brasil cresceu pouco e passou de 0,776 para 0,778, entre 2016 e 2017. O índice brasileiro é considerado como de “alto desenvolvimento humano”. Veja abaixo a mudança do IDHM por categorias.


Organizado pelo Geografia no Vestibular

Fonte: Uol (15 de abril de 2019)

Data de publicação: 16 de abril de 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s