Ministério da agricultura libera mais 31 agrotóxicos

O Ministério da Agricultura, comandada pela “Musa do Veneno”, a Tereza Cristina, liberou o registro de 31 novos agrotóxicos no país. De acordo com o jornal alemão DW, entre os 31 produtos, 16 foram considerados extremamente tóxicos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A liberação dos agrotóxicos foi publicada nesta quarta-feira (10/04) no Diário Oficial da União.

Na terça-feira ocorreu uma audiência na Câmara dos deputados sobre os critérios usados para liberação do agrotóxico. Durante o debate a ministra afirmou que há uma desinformação sobre o tema e disse que intoxicações são causadas pelo uso incorreto de pesticidas. E a própria ministra ainda afirmou na audiência que os brasileiros não passam fome devido à existência de mangueiras nas cidades.

Segundo o DW, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva considera o Brasil como o maior mercado de agrotóxicos do mundo. Entre 2009 e 2017, a quantidade de agrotóxicos comercializados no país quase que dobrou, alcançando cerca de 540 mil toneladas.

Entre os produtos mais vendidos estão agrotóxicos que foram proibidos na União Europeia devido à alta toxidade, como o herbicida Paraquat e inseticida Acefato. Já o glifosato, apontado como causador de câncer em julgamento na Califórnia, segue livremente no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s