Criação do órgão de “núcleo de conciliação ambiental”

O decreto nº9.760 publicado na quinta-feira (11/04) cria o “Núcleo de Conciliação Ambiental” com a justificativa de combater a “indústria de multas que ameaça a subsistência de agricultores e pecuaristas” com poderes para resolver disputas ambientais.

A criação do novo decreto é também uma crítica do governo sobre a atuação do Ibama na aplicação de multas por conta do seu “caráter ideológico”.

Segundo o site O ECO, o decreto  traz duas mudanças importantes na legislação anterior sobre o assunto: a primeira mudança é a criação de “núcleos de conciliação” para apurar a aplicação de multas ambientais (alterando o decreto nº6.514/2018 e a Lei de Crimes Ambientais Nº9605/1998) e a segunda mudança é a  modificação do programa de conversão de multas em projetos de restauração florestal.

Ainda de acordo com O ECO, as infrações ambientais com o novo decreto serão analisadas previamente pelo Núcleo de Conciliação Ambiental (NCA). O que significa que o NCA poderá analisar previamente a multa para somente depois confirmá-la, ajustá-la ou anulá-la – no caso de existir alguma irregularidade, após pronunciamento da Procuradoria-Geral Federal. No caso de realmente aplicar-se a atuação, o infrator ambiental agora terá audiência de conciliação (pessoalmente ou por meio eletrônico).

Na conciliação, o NCA apresentará “…as soluções legais como desconto do pagamento da multa, parcelamento e conversão da multa em serviço de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente” (Artigo 98-A, § 1º, do Decreto Nº 9.760/2019).

 Na matéria da Exame Abril é explicado que os ambientalistas entendem que o novo decreto “…prejudicará o cumprimento de leis contra o desmatamento em biomas sensíveis, como a floresta amazônica”.

Fonte: Decreto Nº 9.760/2019, Exame Abril (12 de abril de 2019) e OECO (14 de abril de 2019).

Data de publicação: 15 de abril de 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s