Cronologia da tensão e diálogo entre a coreia do norte, coreia do sul e estados unidos

Para entender os últimos acontecimentos entre a Coreia do Norte, Coreia do Sul e Estados Unidos leia a cronologia de 2018 e 2019

Sobre a cronologia da tensão na península coreana no ano de 2017, leia aqui. Leia também:

A corrida armamentista do século XXI: o caso da Coreia do Norte

“A origem do conflito da Coreia do Norte e do Sul” e “A origem do conflito da Coreia do Norte e do Sul”

Tensão na península coreana: da corrida armamentista e nuclear até as tentativas de acordo de paz.

Depois de 27 de abril de abril realizados outros encontros envolvendo a Coreia do Norte, Coreia do Sul e Estados Unidos.

Leia os últimos acontecimentos sobre a reunião entre as Coreias e
Estados Unidos :

Cronologia

2018

17 de maio de 2018: EUA e Coreia do Sul realizam treinamento militar conjunto. Em resposta, a Coreia do Norte disse que não retomaria a reunião com a Coreia do Sul.

24 de maio de 2018: Trump cancela cúpula com líder da Coreia do Norte, marcada para o dia 12 de junho. O motivo é que para o republicano, o regime de Kim Jong-un manifestou ‘hostilidade aberta’ contra EUA (leia aqui).

26 de maio de 2018: Moon Jae-in (Coreia do Sul) se encontra com Kim Jong-Un (Coreia do Norte) na vila fronteiriça de Panmunjom. Nessa reunião, o presidente da Coreia do Sul buscou restabelecer o diálogo entre Estados Unidos e Coreia do Norte. Essa foi a segunda cúpula entre os países.

12 de junho de 2018: O presidente norte-americano Donald Trump e o líder Kim Jong-Un norte-coreano, na Cúpula de Hanói no Vietnã, assinaram um documento em que Kim se comprometeu a desnucelarização completa, enquanto, a potência geopolítica abriu possibilidade de uma relação de prosperidade entre os dois países. (leia aqui).

01 de julho de 2018: A CIA, agência de espionagem norte-americana, acusa a Coreia do Norte de querer ocultar arsenal nuclear (leia aqui).

31 de julho de 2018: A CIA identificou em imagens uma construção de novos mísseis balísticos intercontinentais na Coreia do Norte. A Cúpula de Hanói é considerada um fracasso.

13 de agosto de 2018: proposto uma nova reunião para setembro entre as Coreias (leia aqui)

18 de setembro de 2018: O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, se encontra com Kim Jong-Un em Pyongyang. Essa é a terceira cúpula entre os países e foi combinado:

  • a retirada de minas terrestres na fronteira entre os países coreanos;
  • fechamento de local de testes de mísseis em Tongchang-ri;
  • candidatura para sediar os jogos olímpicos de verão de 2032;
  • Ligação ferroviária e rodoviária entre os dois países;
  • Parar os exercícios militares na Linha de Demarcação Militar;
  • Remover 11 postos de guarda na zona desmilitarizada,
  • Normalizar as operações no complexo industrial de Kaesong
    e no projeto turístico de Kumgang, ambos na Coreia do Norte (leia aqui).

01 de outubro de 2018: Coreia do Sul e Coreia do Norte começam a remover minas terrestres de fronteira (lei aqui).

03 de novembro de 2018: Regime de Kim acusou EUA de adotar ‘postura arrogante’ e voltou a pedir o fim das sanções para cumprir acordo (leia aqui).

08 de novembro de 2018: A Coreia do Norte adiou a reunião entre funcionários do governo de Kim Jong Un e o secretário americano de Estado, Mike Pompeo, “porque não estavam preparados” (leia aqui).

20 de dezembro de 2018: Em editorial na agência de notícias estatal, Pyongyang afirmou que só ocorrerá a desnuclearização completa se houver primeiro a remoção completa das armas nucelares dos Estados Unidos (leia aqui).

2019

18 de janeiro de 2019: Donald Trump se reuni com enviado da Coreia do Norte, Kim Yong Chol. Na reunião foi discutido pontos sobre a desnuclearização (leia mais).

21 de fevereiro de 2019: O líder da Coreia do Norte pede ajuda para ONU para suprir a falta de comida no país (leia mais).

27 de fevereiro de 2019: antes da reunião oficial entre Estados Unidos e Coreia do Norte, Donald Trump e Kim Jong Un se encontraram a sós em Hanói, no Vietnã. Na ocasião, Donald Trump elogiou publicamente o líder comunista: “Seu país tem um potencial econômico tremendo. Você terá um futuro tremendo para seu país, você é um grande líder. Vamos ajudar” (leia aqui).

28 de fevereiro de 2019: Ocorre a Segunda Cúpula de Hanói, no Vietnã, entre Estados Unidos e Coreia do Norte. Essa reunião terminou sem acordo e antes do horário previsto. O impasse da reunião foi que Kim Jong Un exigiu o fim de todas sanções impostas ao país, enquanto, Donald Trump pedia a desnuclearização completa da Coreia do Norte. Embora o término repentino e sem um acordo, Trump negou qualquer hostilidade.

04 de março de 2019: Coreia do Sul pretende promover novas reuniões com EUA e Coreia do Norte (leia aqui).

09 de março de 2019: Fotos de satélite do Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury mostram atividade recente em uma instalação de montagem de mísseis norte-coreanos, aumentando as especulações sobre um possível lançamento após a fracassada Segunda Cúpula de Hanói (leia aqui).

11 de março de 2019: Depois de fracasso, Trump quer terceira reunião com Kim Jong-un. Conselheiro de Segurança Nacional diz estar ciente da iniciativa de Coreia do Norte de retomar produção de mísseis balísticos capazes de atingir os EUA (leia aqui).

15 de março de 2019: Coreia do Norte ameaça suspender negociações com Washington. A Coreia do Norte considera suspender as negociações com os Estados Unidos sobre uma desnuclearização e pode retomar seus testes nucleares e de mísseis, a menos que Washington faça concessões, segundo afirmou uma diplomata norte-coreana (leia aqui).

Uma consideração sobre “Cronologia da tensão e diálogo entre a coreia do norte, coreia do sul e estados unidos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s