Escala cartográfica

Resumo sobre escala cartográfica, tipos de escala, grandeza e conversão de dados.

Escala Cartográfica

A escala cartográfica é a relação entre as distâncias medidas sobre o mapa e as correspondentes sobre o terreno. De forma mais didática, a escala é uma proporção entre o mapa e o objeto real.

E, portanto, uma escala indica a quantidade de vezes que uma dimensão real foi reduzida para ser representada no mapa.

Tipos de escala

Existe dois tipos de escalas cartográficas: a numérica e a gráfica.

A escala numérica é representada em fração.

O numerador da fração é a representação no mapa e o denominador é à medida que corresponde ao terreno.

A escala gráfica é um ábaco formada por uma linha graduada, dividida em cada parte igual e que representa 1 cm.

Escala gráfica – a cada parte da linha graduada representa 1 cm no mapa.

Grandeza de escala

Como uma escala indica a quantidade de vezes que uma dimensão real foi reduzida, considera-se dois tipos de grandeza de escala: a escala grande e a escala pequena.

Uma escala grande é quando há um maior detalhamento na representação e , consequentemente, o denominador será menor. Como exemplo, temos as plantas e mapas de bairro que buscam representar em 1 cm do mapa uma área da superfície real com mais precisão. Outro exemplo é a escala 1:50.

O mapa acima representa a escala grande pois a cada 1 cm no mapa representa 250 km, tendo muito mais precisão do que outros mapas.

Já a escala pequena é quando houver um menor detalhamento na representação do mapa. Com isso, o denominador será maior. Nessa escala teve-se que reduzir bastante as características da superfície real, o que provocou uma reprodução com menor detalhamento da superfície no mapa.

Escala Pequena

Cálculo de escala

Considerando que a escala é uma representação da superfície terrestre para um mapa, temos:

Sendo que:

  • E = escala
  • d = distância no mapa
  • D = distância real

Temos diversas formas de resolver questões de escala, desde o jeito tradicional, com regra de três ou até um macete. Vejamos um exemplo e a utilização das três formas sobre o mesmo problema:

Problema

Num mapa, é representado uma cidade A até uma cidade B com 5 cm de distância entre os dois pontos. Sabendo que a distância real entre os dois pontos é de 15 km, qual a escala do mapa? 

Forma 1: tradicional

Forma 2: regra de três

Forma 3: macete

Outra forma de resolver os exercícios é através desse macete que é indicado para facilitar a mudança de operação básica e e dos demais dados.

A ideia é desenhar uma pirâmide e na parte superior inserir o “D” e na parte inferior (base da pirâmide) as palavras “E” e “d” .

Para descobrir a fórmula (o macete), tampe a letra que é a incógnita da questão. Por exemplo, se quero descobrir a escala (E), tamparei a letra “E”, ficando visível D/d. Caso precise encontrar o D, basta tampar a letra e observe que aparecerá E x d. E por fim, caso quiser encontrar o “d”, tampe-o e observe que estará D/E. Veja o esquema ilustrado a seguir e seu funcionamento:

No caso do exercício anterior, veja como ficaria a resolução:

As três formas de resolução de escala são fundamentais para compreender.

No vestibular é comum o enunciado de distância real em quilômetro ou em metro e, no comando da questão pedir para converter o dado para cm.

Para facilitar a conversão, é importante lembrar da seguinte proporção: 1 km = 1.000m = 100.000cm

Em caso que houver um quadrado traçado no mapa e a questão ordenar descobrir a distância entre os pontos, basta descobrir a área dos quadrados (lado x lado).

Mapa mental

Bibliografias

JOLY, Fernand. A Cartografia. Tradução Tânia Pellegrini. 3a edição. Editora Papirus, São Paulo, 2001.

Atualidades Brasil Brexit capitalismo Chile China Coreia do Norte desigualdade social Dicas Donald Trump Doutrina Trump e-book Enem Enem 2019 EUA Exercícios resolvidos Facebook Fake news filme FUVEST Geoinfo Geopolítica meio do ano Observatório de Geografia no Vestibular Palestina petróleo Podcast população mundial Primeira fase Ranking Redação resumo segunda fase Times Higher Education Unesp Unesp 2017 Unicamp União Europeia USP Vestibular Vestibular 2020 Vestnews videoaula Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s