A desigualdade socioespacial em imagens

O projeto ‘Unequal scenes’ de 2016 do fotógrafo sul-africano Johnny Miller retrata a desigualdade socioespacial através de um drone.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

Miller se inspirou em documentar as cenas aéreas ao conhecer o entorno do aeroporto da Cidade do Cabo (na África do Sul). Depois de explorar os contrastes na África do Sul, o fotógrafo passou a registrar imagens nas maiores cidades do mundo de países subdesenvolvidos  – como Mumbai (Índia), Cidade do México e Nairóbi (Quênia) – aos desenvolvidos, como no EUA.

Segundo Johnny Miller “As desigualdades em nosso tecido social estão muitas vezes escondidas e difíceis de ver a partir do nível do solo. Barreiras visuais, incluindo as próprias estruturas, nos impedem de ver os incríveis contrastes que existem lado a lado em nossas cidades”.

Miller espera que seu trabalho desperte reações, ou pelo menos leve pessoas a conversar sobre desigualdade, que segundo reflete o fotógrafo: “Se as imagens provocam sentimentos desconfortáveis de medo, desespero ou uma desconcertante realização de cumplicidade…isso é bom. Elas [a fotos] têm essa pretensão”.

Desigualdade socioespacial

A desigualdade socioespacial, relacionada ao ‘desenvolvimento desigual e combinado’, expressa as diferentes formas de apropriação e reprodução das classes sociais no Brasil. Nas imagens é possível ver de um lado as áreas de classe rica, com melhor infraestrutura de moradia, saneamento e áreas arborizadas. Ao mesmo tempo, é possível ver o contraste nas imagens áreas com a classe mais pobre, com menos (ou até nula) as condições de infraestrutura de moradia, saneamento e de áreas arborizadas.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/ricos-de-um-lado-pobres-do-outro-fotos-aereas-mostram-desigualdades-no-mundo.ghtml

O trabalho de Miller pode ser visualizado em: https://www.unequalscenes.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s