Movimento da Terra e a incidência desigual da luz solar

Este conteúdo é relacionado a Astronomia e sua relação com a geografia é por explicar as causas da variação da incidência solar que provoca diferença na distribuição da luz solar e do calor. Este tema é importante para as aulas de Fuso Horário e de Climatologia.

Movimento da Terra

O Planeta Terra executa diversos movimentos na sua órbita, mas nem todos têm resultado direto para a sociedade (leia mais). Os dois movimentos mais importantes da Terra são a rotação e a translação, que acontece simultaneamente.

1º movimento: rotação

A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, e dura 23h e 56 minutos (aproximadamente 24h). Esse movimento é responsável pelos dias e pela noite.

O  sentido da rotação da Terra é de oeste para leste (sentido anti-horário). Já o movimento aparente do Sol é ao contrário, de leste para oeste (sentido horário). Essa informação é relevante para fuso horário. 

O eixo da rotação da Terra tem uma inclinação de 23º 27”, o que contribui para uma distribuição desigual da luz solar no planeta ao realizar simultaneamente os movimentos de rotação e translação.

inclinacao

Outro ponto importante é que a Terra tem forma de geoide, com o alongamento no centro da Terra e achatamento dos polos, levando a uma distribuição desigual da Terra.

Fonte: UFRGS

2º movimento: translação

Movimento em que a Terra executa em torno do sol. Esse movimento é realizado numa órbita elíptica que dura 365 dias e 6 horas.

translação da terra

Obs: O ano bissexto no nosso calendário surge para compensar as 6 horas restantes do movimento de translação. Assim, a cada 4 anos é compensado um dia a mais no ano, no mês de fevereiro, com o total de 366 dias. Se não houvesse o ano bissexto o calendário sofreria modificações ao longo dos próximos anos, o que provocaria uma imprecisão nos nossos conhecimentos.

Distribuição desigual da luz solar

A consequência da translação, rotação e a inclinação da Terra provoca a formação das estações do ano como o solstício de verão e inverno e equinócio de primavera e outono.

Primeiro, vamos explicar os termos solstício e equinócio.

Solstício

Significado de solstício no latim: sol+sistere, “sol que não se mexe”.

Os raios solares atingem de forma desigual a Terra, tendo uma maior declinação da luz em relação à linha do Equador.

solsticio

Quando o raio solar atingir perpendicularmente o Trópico de Capricórnio (no período de 21 de junho até 22 de setembro), será verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte. O inverso acontecerá quando o raio solar atingir o Trópico de Câncer (no período de 21 de junho até 22 de setembro), sendo o verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul.

Equinócio

Significado de equinócio em latim: aequus (igual) + nox (noite) = noites iguais.

Os raios solares atingem perpendicularmente a Terra, tendo a mesma duração de dias e de noite.

equinocio

Consequência da distribuição desigual da luz

A consequência da distribuição da luz solar e do calor é relevante para os estudos de climatologia. Abaixo temos as zonas térmicas da Terra.

zonas

A zona intertropical é a região com maior incidência solar e de calor. A medida em que se afasta da linha do Equador em direção aos polos, a temperatura nas regiões fica mais fria tendo uma amplitude térmica maior. Nos polos, região com menor incidência dos raios solares, acontece períodos de 6 meses de luz ou 6 meses de escuridão (O “Sol da Meia Noite” e a variação na duração do dia e da noite).

Por que isso acontece?

Veja na imagem abaixo como funciona a distribuição da luz solar no equinócio e no solstício.

translação da terra _solstício e equinócio

Nessa outra imagem é possível ver quando e como acontece a incidência solar em diferentes partes da Terra.

incidencia

Perceba que as regiões polares possuem dificuldade de receber a luz solar e de como a incidência é nos Trópicos de Capricórnio, de Câncer e na linha do Equador.

No verão do Hemisfério Sul, o sol se posiciona “a pino” sobre o Trópico de Capricórnio, proporcionando nessa região uma incidência direta da luz solar. O mesmo caso é no verão do Hemisfério Norte com o Trópico de Câncer.

Porém, no período de inverno (dezembro no Hemisfério Norte e julho no Hemisfério Sul) o sol não alcança suas regiões. Por isso, é aconselhável que cada imóvel tenha sua face voltada para o sentido oposto de seu polo para receber luz solar de forma adequada. Por exemplo no Hemisfério Norte, a face do imóvel deve estar voltada para o Sul. Enquanto o imóvel no Hemisfério Sul, deve ter sua face voltada para o Norte.  Caso isso não aconteça, os imóveis durante o inverno podem ter dificuldade em receber luz suficiente, ficando mais fria e possibilitando o desenvolvimento de doenças, o que ocasionará a desvalorização do imóvel (leia mais).

No equinócio o sol corta o equador celeste, ficando o sol “a pino” na linha do Equador. As cidades nessa região possuem uma insolação praticamente igual ao longo do ano, tendo uma oscilação térmica pequena.


Este texto foi publicado originalmente no Educa Help e é de autoria de Leandro Nieves.

Veja também o artigo O “Sol da Meia Noite” e a variação na duração do dia e da noite (agora publicado no geografia no vestibular). 

Leia também o artigo “Eclipses: lunar, solar e lua de sangue

Indico também para quem quiser simular a translação da Terra e entender e a diferença da incidência da luz solar,  leia aqui.

Leia também: Vídeo e resumo sobre movimentos da Terra

Você já segue nossas redes sociais? Se ainda não, nos siga para saber novas publicações:

Instagram

Facebook

Confira nossas outras publicações

3 comentários em “Movimento da Terra e a incidência desigual da luz solar”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s