União Europeia

Entenda a formação da União Europeia e suas características.

A União Europeia é um bloco econômico formado por 28 países europeus e criado em 1992 com o Tratado de Maastricht.

O objetivo do bloco é estabelecer uma cooperação econômica e política entre os países europeus através da redução de tarifas alfandegárias para aumentar a circulação de mercadorias e de pessoas.

bandeira união europeia
A bandeira da União Europeia foi criada em 1955 e simboliza os ideais de união, cooperação e harmonia entre os povos da Europa.

A União Europeia é o bloco econômico mais completo e o único que possui os quatros graus de integração: zona livre de comércio, união aduaneira, mercado comum e união monetária. Contudo, desde 2016 a União Europeia vem sofrendo com uma pressão de movimentos nacionalistas que buscam a separação com o bloco. No caso, o movimento nacional Brexit pressionou o governo britânico e conseguiu a discussão para a saída da União Europeia.

A formação da União Europeia

Winston Churchill
Winston Churchill, primeiro-Ministro britânico, foi um dos primeiros a pensar na união da Europa ao propor a criação de um “Estados Unidos da Europa”, no seu discurso em 19 de setembro de 1946.

Antes da formação União Europeia existiu outros tratados e comunidades que fortaleceram as relações entre os países europeus e proporcionaram na unidade do bloco.

O primeiro exemplo foi o Benelux em 1948, logo após o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e um contexto de uma Europa totalmente devastada e destruída pela guerra. Esta organização era formada pela Bélgica, Holanda (Netherlends) e Luxemburgo. Seu objetivo era estimular o comércio entre os países ao derrubar suas barreiras alfandegárias e estimular a circulação de pessoas entre os países membros.

Em seguida, foi assinado o Plano de Schuman (1950) que criou a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e depois o Tratado de Roma (1957) que criou a Comunidade Econômica Europeia (CEE) – também chamada de Mercado Comum Europeu (MCE). Nos dois acordos, 6 países participaram: como a Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e os Países Baixos.

Depois de 1957 vários países europeus ingressaram na União Europeia sendo a última integração em 2013 com a entrada da Croácia.

GLOBALIZAÇÃO - União Europeia

Vários países europeus e vizinhos buscam ingressar no bloco econômico. Por exemplo, a Turquia desde 1990 se candidata e continua sem êxito. No caso da candidatura turca, o problema que o envolve é por ser um país de maioria muçulmana e a sua aceitação poderia levar um maior fluxo de muçulmanos nos países europeus.

O ingresso na União Europeia é um processo complexo e demorado, pois o país candidato tem que de aplicar a legislação e a regulamentação europeia em todos os campos (político e econômico). Além da Turquia, outros países também se candidatam para ingressar na União Europeia como a Albânia, a Macedônia, Montenegro e Sérvia e se enquadram como países candidatos em fase de transposição da legislação europeia, enquanto, a Bósnia-Herzegovina e Kosovo são países candidatos que ainda não satisfazem as condições de aderir à União Europeia;

Atualmente, com a vitória do Brexit que levará a saída do Reino Unido na União Europeia tem aumentado a preocupação dos pró-União Europeia por conta do aumento de movimentos nacionalistas. Nenhum país chegou a sair da União Europeia e a saída do Reino Unido ainda está sendo discutida.

Leia: O Brexit e o futuro incerto na União Europeia.

Características da União Europeia

A União Europeia é um dos exemplos de blocos mais avançados no mundo apresentando uma integração econômica, social e política, moeda comum, livre circulação de pessoas e funcionamento de um Parlamento Europeu formado por deputados dos países membros e eleitos pelos cidadãos.

eu-parliament-strasbourg-620x278
Parlamento Europeu na cidade de Bruxelas (Bélgica). Este órgão foi criado em 1952 e é formado por 751 deputados, onde legisla acordos internacionais e controle de gastos.

Espaço Schengen

  • Criado em 1985 e abrange 26 países europeus (23 membros da União Europeia + Islândia, Noruega e Suíça).
  • Trata-se de um espaço sem fronteiras internas do qual os cidadãos europeus e muitos países que não pertencem à UE podem circular livremente, em turismo ou por motivos de trabalho, sem serem sujeitos a controlos fronteiriços;
  • Garante a circulação dos cidadãos para turismo ou por motivos de trabalho;
  • Os países do Espaço Schengen não efetuam controles em suas fronteiras internas;
  • Países que não participam do Espaço Schengen: Irlanda, Reino Unido, Croácia, Romênia, Bulgária;

Zona do Euro:

  • Criado em 1999 através da criação de um banco central e da moeda única (o Euro). A moeda entrou em circulação em 2002;
  • Esta nova moeda foi capaz de gerar profundas mudanças no cenário geopolítico e pode dar condições de fortalecer a economia e influência da UE para competir com o dólar norte-americano;
  • Ao todo, são 19 países (de um total de 28) da União Europeia que participam da Zona do Euro.

Zona do Euro
Países na Zona do Euro (mapa com melhor qualidade)

Países que não aderiram a Zona do Euro: Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, República Checa, Reino Unido, Romênia e Suécia;

  • Em 2011 houve a Crise do Euro que gerou problemas financeiros principalmente nos países na zona do Euro, como nos PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha), embora, a crise tenha alcançado todos países relacionados com a União Europeia (Leia mais).
  • Considerações

    A União Europeia foi formada somente em 1992, mas adveio com experiências do Benelux (1948) e do Tratado de Roma  (1957). A ideia da União Europeia consistiu em criar um espaço sem fronteiras onde as pessoas, as mercadorias e os serviços poderiam circular livremente.

    A União Europeia é o bloco econômico mais completo (único que possui os quatros graus de integração) e com maior integração comercial, tendo uma moeda única (Zona do Euro) e o Espaço Schengen, que permite a livre circulação de pessoas .

    A partir de 2016 a União Europeia vem sofrendo uma pressão por conta de movimentos nacionalistas contrários a intervenção do bloco e do aumento de imigrações. No caso, o movimento nacional Brexit pressionou o governo britânico e conseguiu a discussão para a saída da União Europeia (leia sobre o Brexit).

    Vídeo de 4 minutos que explica a história da União Europeia até o Brexit

    Leia também: União Europeia

    4 comentários em “União Europeia”

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google

    Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    Conectando a %s