Seguindo a onda do Brexit, surge o Nexit que promove discutir a saída da Holanda da União Europeia através de um referendo popular;
NEXIT
O termo Nexit significa a junção das palavras Netherlands (Holanda) + exit (saída).

Com a vitória do Brexit no Reino Unido, surgiram outros movimentos nacionalistas com o mesmo objetivo do Brexit: pressionar os governos para que seus países saiam da União Europeia.
A justificativa do Nexit é o mesmo do Brexit – isto é, o descontentamento da população europeia com a crise do Euro em 2011 e o aumento de imigrantes e refugiados concomitantemente com aumento de ataques terroristas.
Este movimento holandês tinha como o porta-voz o Geert Wilders, líder do Partido da Liberdade (PVV) da Holanda (da extrema-direita).

Geert Wilders prometeu em sua campanha presidencial de 2017 que se eleito convocaria um referendo para saída do país da União Europeia e ainda chegou a afirmar polemicamente que :
“Se eu [Wilders] vencer, haverá o referendo (contra a UE), porque demos nosso dinheiro aos países estrangeiros. Vamos recuperar a Holanda para os holandeses” (fonte).
No discurso de Wilders é possível identificar um tom nacionalista (do estilo Donald Trump com “Make America Great Again”) e também islamofóbico (e xenófobo), quando disse “O islã e a liberdade não são compatíveis” e ao defender que irá também fechar a imigração e ‘proibir o islã” (fonte).
Resultado das eleições holandesas
Com a derrota de Geert Wilders na urna para Mark Rutte (candidato liberal), o sonho do Nexit foi atrasado. Embora, o Partido da Liberdade tenha conseguido 20 cadeiras (de um total de 76). O resultado das eleições trouxe para o governo holandês (e para a União Europeia) uma tranquilidade sobre as políticas populistas e xenófobas defendidos por Wilders e pela extrema-direita que avança sobre o velho continente. Contudo, para o governo holandês eleito continuar no poder de forma tranquila será necessário buscar apoio e acordos com as oposições eleitas (inclusive com o Partido da Liberdade) para que o governo mantenha-se no poder.
O caso holandês não é isolado, e em outros países europeus os movimentos nacionalistas como o Brexit e o Nexit vem ganhando mais presença e o futuro da União Europeia tornará-se cada vez mais incerto e ameaçado.

Leia: Frexit, Nexit e Grexit: a “sopa de letrinhas” que pode abalar os mercados nos próximos meses
Leia: Brexit e o futuro incerto na União Europeia
Eu não sabia deste caso. É bem curioso como forma-se um efeito cascata. E eu fiquei muito intrigada sobre o assunto. Fui pesquisa e descobri que está sendo feito um filme sobre o Brexit que estreia no próximo mês. Que ótimo tema para se fazer um filme, ainda mais com essa megaprodução. O assunto nem foi encerrado e já tem uma megaprodução surgindo para tentarmos entender melhor o que se passa. Desde que vi o elenco do filme, já imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de grandes atores. Estou aguardando a estreia porque adorofilmes políticos . É um tema interessante e que aborda e afeta a vida de todos, além de parecer ser um drama excelente e que nos prende do início ao fim.
CurtirCurtido por 1 pessoa