O poder da fake news na era da informação

O poder das fake news (notícias falsas) vem aumentando cada vez mais e torna-se um obstáculo para a democracia. Através de quatro textos explicamos o poder da fake news.

INTRODUÇÃO

“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” Joseph Goebbels.

Vivemos num mundo no ápice da globalização, com maior integração entre local e o global, e do desenvolvimento da tecnologia, onde somos dominados por várias novas tecnologias e da funcionalidade de aplicativos que nos permitem maior acesso a informação e compartilhamento via internet.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) 83,8% das casas nos países desenvolvidos possuem internet, enquanto nas Américas as casas com internet são 64,4%. No Brasil estima-se que 64,7% de casas no país são conectadas na internet e 93% dos brasileiros utilizam dispositivos móveis para se conectar a internet (fonte). A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês) colocou o Brasil (120 milhões) em quarto lugar no ranking mundial de usuários de internet, atrás apenas da China (705 milhões), da Índia (333 milhões) e Estados Unidos (242 milhões).

Se por um lado, vivemos na era da informação, por outro lado, aumentou-se uma série de desinformação ao nosso dispor através das fake news. As fake news (notícias falsas) vem se espalhando diariamente e cada vez mais ela está mais presente no cotidiano das pessoas graças as diversas plataformas presentes como facebook, twitter e whatsapp. No Brasil, 45% da população brasileira acessa o facebook

Uma pesquisa da BBC feita em 18 países revela que oito a cada dez pessoas se mostram preocupadas se os textos são verdadeiros ou falsos. O motivo é que desde 2016 o uso de fake news vem sendo identificado para fins de interesses políticos, que trouxe consequências irreversíveis e preocupantes para a sociedade e para a democracia. Dessa forma, tem-se uma necessidade de combater estas notícias falsas sem que interfira na liberdade de opinião e na censura.

Próximo texto: O que é fake news?


Outros textos do “O poder da fake news na era da informação”

4 comentários em “O poder da fake news na era da informação”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s