Dica para melhorar os estudos

Quando vamos mal numa prova (na escola, num concurso ou até no vestibular) ouvimos normalmente de nossos pais (e até de professores) “para estudarmos mais”. Como se o nosso problema fosse a não dedicação de horas de estudo. Mas o que é estudar mais? Será que 6 ou 8 horas não são suficientes? Será que realmente “estudar mais” irá resolver a nossa dificuldade?

A problemática do estudo

Um ponto falho da nossa sociedade (da escola e da família) é ignorarmos o fato de que nem sempre estudamos de forma correta ou adequada. Mais horas de estudo não implica num melhor desempenho na prova ou no vestibular. Pelo contrário, a exaustão pela quantidade de horas dedicadas o fará ficar cansado e seu desempenho será prejudicado. O mesmo pode ser afirmado quando comparamos o nosso desempenho nas provas que “estudamos mais tempo” e “estudamos menos tempo”.

Os famosos “branco na hora da prova” e os semelhantes “sei o assunto mas não sei explicar na prova” e “confundi os temas na hora da prova” mostram claramente que o problema não é a quantidade de horas de estudo dedicado, mas sim na qualidade do estudo. O esquecimento reflete que o estudante não apreendeu o tema.

Como melhorar a qualidade do estudo

Em primeiro lugar deixo claro que não existe um “jeito certo de estudar“. Cada indivíduo tem um tipo de inteligência – ao todo são 9 tipos de inteligência (leia mais) -, então, é normal cada indivíduo ter um tipo de método que melhor se adapte. Por isso, é fundamental conhecer outros métodos e testa-los para encontrar um que melhor se adapte ao seu estudo.  Neste post compartilho 01 método de estudo e algumas dicas.

Dicas

Seguindo, vale relembrar que criar um cronograma de estudo é fundamental para quem se prepara para o vestibular e para o concurso. Para monta-lo é preciso conhecer a prova, que pode ser visto pelas provas anteriores e pelo edital (documento que informa as regras, conteúdos, livros obrigatórios e todas as informações sobre o vestibular ou o concurso).

Para quem faz cursinho pré-vestibular (ou está no ensino médio) é indicado que estude diariamente de acordo com a matéria dada no dia (faça jus à “Matéria dada é matéria estudada”). Evitar acumular conteúdo é fundamental e quanto mais disciplinado for o estudante, menos esforço terá para relembrar o conteúdo.

O resumo é a forma mais esperada de estudo por exigir um esforço de síntese. Lógico que apenas repetir as mesmas palavras do texto não fará compreender o conteúdo. É preciso dedicar esforço nos resumos para conseguir dominar o conteúdo e não “dar o branco na hora da prova”. Mas como conseguir fazer um bom resumo? Para explicar, indico o método das 04 etapas do professor Fábio Mendes.

Indicações de vídeos para melhorar a qualidade de seus estudos e de seu desempenho: o método das 04 etapas.

O trabalho do professor Fábio Mendes, do Aula Livre,  busca orientar e discutir sobre os métodos de estudo visando uma melhor eficácia em sua rotina de estudos. No Aula Livre está disponível 15 vídeo-aulas do professor.

Entre os vídeos, eu destaco a aula 04 que aborda “o método das 04 etapas”, que considero um ótimo método para estudar para a área de ciências humanas (na aula 09 o professor aborda como estudar para a área de exatas).

As 04 etapas são:

  1. Leitura panorâmica;
  2. Marcar e sublinhar;
  3. Resumir e anotar;
  4. Fazer exercícios;

 

Uma forma que sempre indico aos meus alunos é buscar anotar o conteúdo através de quadros. O quadro tem dois benefícios. Primeiro, permite visualmente uma comparação do conteúdo. O que é bom para relembrar naquela semana da prova ou do vestibular.  Segundo, esta forma exige mais do estudante por necessitar ser mais sintético e, portanto, necessita de maior domínio sobre o conteúdo.

Embora este método é visto como muito trabalhoso, é o que melhor destaca o aprendizado do aluno. Com esse método indicado, acredito que melhorará o seu desempenho nas áreas de humanas, além de construir um banco de resumos mais eficiente para o vestibular. Vale a pena conferir!

Outras vídeo-aulas interessantes são: 01, 02, 03 e 09. Na lista abaixo é possível acessar os vídeos diretamente no youtube. Confira os vídeos e os temas:

Aula 01Como não estudar
Aula 02 Estudar x revisar
Aula 03Como estudar?
Aula 04O método das 4 etapas
Aula 05Ambiente de estudo
Aula 06Família e amigos
Aula 07Mitos sobre o estudo
Aula 08Eletrônicos X Estudo
Aula 09Estudando exatas
Aula 10Estudando para o Enem
Aula 11Horário de Estudo
Aula 12Programação de horários da semana
Aula 13Programação do mês
Aula 14Estudo de longo prazo
Aula 15Fechamento do curso

Indicação de Livro

Fábio Mendes lançou o livro “Vestibular e Enem 100%” (2013) que explica a sua metodologia e dicas de estudo. Vale a pena também conferir.

O que achou da dica? Conte para nós a sua forma de estudar.

Bons estudos

Uma consideração sobre “Dica para melhorar os estudos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s