Debate sobre Meritocracia

Material com textos e charges para estimular o debate sobre a meritocracia. 

A meritocracia é forma de governo baseado no mérito. Concursos públicos e vestibulares são modelos meritocráticos. De fato, é preciso se esforçar para conseguir conquistar condições melhores. Porém, num país desigual como o Brasil, será que a meritocracia é justa para todas as classes sociais? Será que todas as classes sociais tem as mesmas condições de disputar uma vaga? Ou será que classes ricas (e brancas) tem mais privilégios do que as outras classes?

Texto 1 – Relato de Fernanda Orsomarzo ao ser aprovada como juíza

Fernanda Orsomarzo, juíza paranaense, teve mais de 30 mil compartilhamentos e 88 mil curtidas até o dia 06 de setembro de 2016.

 Ralei duro para ser Juíza de Direito. Cheguei a estudar 12 horas por dia em busca da concretização do tão almejado sonho. Abdiquei de festas, passei feriados em frente aos livros, perdi momentos únicos em família. Sim, o esforço pessoal contou. Mas dizer que isso é mérito meu soa, no mínimo, hipócrita.

Em primeiro lugar, nasci branca. Faço parte de uma típica família de classe média. Estudei em escola particular, frequentei cursos de inglês e informática, tive acesso a filmes e livros. Contei com pais presentes e preocupados com a minha formação. Jamais me faltou café da manhã, almoço e jantar. Nunca me preocupei com merenda ou material escolar.

Todos têm suas lutas e histórias de vida. Todos enfrentam dificuldades e desafios. Porém, enquanto para alguns esses entraves não passam de meras pedras no caminho, para outros a vida em si é uma pedra no caminho. Meu esforço individual contou, mas eu nada seria sem as inúmeras oportunidades proporcionadas pelo fato de ter nascido – repito – branca e no seio de uma família de classe média minimamente estruturada.

O mérito não é meu. Na linha da corrida em busca do sucesso e realização, eu saí na frente desde que nasci. Não é justo, não é honesto exigir que um garoto que sequer tem professores pagos pelo Estado entre nessa competição em iguais condições. Nunca, jamais estivemos em iguais condições

Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/09/texto-de-juiza-que-desnuda-os-mitos-da-meritocracia-viraliza-nas-redes-sociais.html

Leia também: Existe meritocracia em uma sociedade desigual?. Por Fernanda Orsomarzo. 9 de setembro de 2016.

Texto 2 – Relato de Bruna Sena

Bruna Sena foi aprovada em 1º lugar em medicina da USP Ribeirão Preto e destaca sobre a meritocracia.

No caso de Sena, diferente da Fernanda Orsomarzo (do texto 1), teve que estudar em escola pública, e ainda, frequentou cursinho popular. Leia o relato de Bruna Sena publicada no dia 7 de fevereiro de 2017.

A meritocracia é uma falácia. Eu consegui porque tive ajuda. Não dá para igualar as pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades. Eu me esforcei muito, sim, mas não consegui só por causa disso, eu tive muito apoio. E é isso que a gente tem que dá para quem não tem oportunidade. A gente perde muitos gênios por aí, inclusive nas favelas porque não podem estudar. E eu fiquei com muito medo de que minha postagem servisse de argumento para a meritocracia. E eu vi comentários que se baseavam nisso. Mas eu sabia que ia acontecer. Eu quero frisar bem que a questão importante é a oportunidade. Eu consegui porque tive oportunidade. Eu tenho visto minha história como apoio à meritocracia e fico muito triste com isso.

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2017/02/07/meritocracia-e-uma-falacia-diz-1o-lugar-em-medicina-da-usp-ribeirao-preto/

Texto 3 –  Quadrinhos sobre meritocracia

O ilustrador australiano Toby Morris representou sua opinião sobre a meritocracia. Por meio de duas histórias distintas, em um quadrinho intitulado “On a Plate” [em português, De Bandeja], Morris resume bem a condição dos privilégios e sua crítica sobre a meritocracia.

1.gif

2.gif

3.gif4.gif

Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/10/quadrinho-didatico-desconstroi-falacia-da-meritocracia.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s