Resquícios da Guerra Fria: uma nova tensão geopolítica entre EUA e Rússia

Entenda a nova tensão geopolítica entre Estados Unidos e Rússia que provocou a expulsão de 35 diplomatas russos.

A tensão geopolítica entre Estados Unidos e Rússia sempre foi conturbada. Atualmente, a tensão entre as duas nações reacende principalmente pelo impasse na Guerra da Síria e recentemente pelas sanções dos governos sobre um ataque cibernético russo que pode ter mudado o rumo das eleições presidenciais norte-americana.

Com a conclusão dos relatórios dos órgãos de inteligência do FBI e da CIA no dia 10 de dezembro, o governo russo é responsabilizado pelo ataque cibernético que influenciou a campanha eleitoral norte-americana a ponto de prejudicar a candidata democrata, Hilary Clinton com o vazamento de e-mails comprometedores.

A BBC publicou “12 revelações embaraçosas nos e-mails vazados pelo Wikileaks sobre Hilary Clinton”

  1. Tentativa de adiar as primárias de Illinois
  2. Ação secreta na Síria
  3. Oposição na China
  4. Críticas aos católicos
  5. Mais de U$ 26 milhões de dólares pagos por discursos por instituições financeiras
  6. CNN antecedendo perguntas que seria feita para Hilary
  7. Possível conspiração
  8. Receio dos refugiados
  9. Discurso contraditório
  10. Influência de assessores em tema ambiental
  11. Intromissão das filhas de Hilary no trabalho de Doug Band na Fundação Clinton
  12. Ofensa a Bill Richardson, ex-governador do Estado do Novo México, por ser um “latino carente”.

No dia 29 de dezembro, Barack Obama acreditando que a Rússia seja o responsável pelo ataque cibernético decidiu realizar sanções aos russos expulsando 35 diplomatas russos. O atual presidente afirmou que “o roubo de dados e a exposição de informações durante a eleição só podem ter sido coordenados pelos níveis mais elevados do governo russo”. O governo russo nega a acusação e o porta-voz, Dmitry Perskov, afirma que as alegações são “infundadas e ilegais”.

Para Donald Trump, a conclusão do relatório dos órgãos de inteligência é equivocada e “ridículas” e questionou que os hackers sejam contratados dos russos e até considerou que estes possam ser um norte-americano ou um chinês. E ainda, Trump prometeu que ao tomar posse no dia 20 de janeiro de 2017 resolverá a questão.

No dia 30 de dezembro, Sergei Lavrov, chefe da diplomacia russa, anuncia oficialmente a pretensão de expulsar 35 diplomatas americanos de Moscou e São Petersburgo. De acordo com Lavrov a atitude é justificada por meio da “lei da reciprocidade”.

“A reciprocidade é a regra da diplomacia nas relacionais internacionais” Serguei Lavrov, chefe da diplomacia russa.png

Confira a linha do tempo

Linha do tempo.png

Fonte:

ISTO É. Rússia expulsará 35 diplomatas americanos em resposta a sanções dos EUA. 30 de dezembro de 2016. Disponível em:<http://istoe.com.br/russia-expulsara-35-diplomatas-americanos-em-resposta-a-sancoes-dos-eua/ >.

Rússia responde e promete expulsar 35 diplomatas americanos. 30 de dezembro de 2016. Disponível em:<http://www.dw.com/pt-br/r%C3%BAssia-responde-e-promete-expulsar-35-diplomatas-americanos/a-36952853>.

BBC. 12 revelações embaraçosas sobre Hillary Clinton em e-mails vazados pelo Wikileaks. 18 de outubro de 2016. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/internacional-37688781 >

NEW YORK TIMES. FOLHA UOL. Invasão de hackers na eleição dos EUA foi ‘arma perfeita’ da Rússia. 14 de dezembro de 2016. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/12/1841384-hackers-russos-invadiram-as-eleicoes-dos-eua-em-favor-de-trump.shtml>.

NEW YORK TIMES. FOLHA UOL. Como hackers ligados ao governo russo invadiram a eleição americana. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/the-new-york-times/2016/12/14/como-hackers-ligados-ao-governo-russo-invadiram-a-eleicao-americana.htm>.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s